Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46684
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Explorando a expressão criativa no ensino fundamental - desenvolvendo um material didático a partir da cultura visual e do desenho como ferramentas educativas
Alternate title (s): Exploring creative expression in elementary school - developing teaching materials based on visual culture and drawing as educational tools
Author: Alves, Bruno Henrique Rodrigues
First Advisor: Fonseca, Fabio
First member of the Committee: Vale, Flávia Janiaski
Second member of the Committee: Boel, Andressa Rezende
Summary: Este projeto teve como objetivo desenvolver um material didático pedagógico que explorasse a cultura visual e o desenho como ferramentas educativas, promovendo a criatividade, a expressão pessoal e a reflexão crítica entre os alunos do ensino fundamental II. O estudo baseia-se na teoria da cultura visual, que envolve a compreensão e interpretação de imagens visuais, símbolos e ícones no contexto social, político, histórico e cultural em que são produzidos e recebidos. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Odilon Custódio Pereira, localizada na periferia de Uberlândia, abrangendo alunos do 6º e 7º ano. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, com enfoque exploratório, empregando levantamento bibliográfico, entrevistas e análise de exemplos práticos. A abordagem triangular de Ana Mae Barbosa foi fundamental para o desenvolvimento das atividades, envolvendo contextualização, produção do objeto artístico e leitura das imagens. O material didático está estruturado em formatos variados, incluindo planos de aulas, guias de atividades, recursos digitais e materiais audiovisuais. Cada formato visa atender às diferentes necessidades e preferências dos alunos e professores, proporcionando uma educação artística inclusiva e contextualizada. Os temas abordados ao longo do projeto incluirão identidade e autorretrato, meio ambiente e sustentabilidade, Representatividade, ideais de beleza a partir do Renascimento, entre outros. Cada tema será trabalhado em atividades teóricas e práticas, incentivando os alunos a desenvolverem uma postura crítica em relação às imagens e ao mundo ao seu redor. Espera-se que este projeto contribua para a valorização da arte como uma ferramenta pedagógica essencial, capaz de promover a expressão individual, a criatividade e a compreensão cultural. Além disso, o material didático desenvolvido servirá como um recurso valioso para os educadores, auxiliando-os na implementação de práticas educativas mais inclusivas e reflexivas.
Abstract: This project aimed to develop an educational teaching material that explores visual culture and drawing as educational tools, promoting creativity, personal expression, and critical thinking among lower secondary school students. The study is grounded in the theory of visual culture, which involves the understanding and interpretation of visual images, symbols, and icons within the social, political, historical, and cultural contexts in which they are produced and received. The research was conducted at Odilon Custódio Pereira Municipal School, located in the outskirts of Uberlândia, and involved students from the 6th and 7th grades. A qualitative methodology with an exploratory focus was adopted, using bibliographic research, interviews, and analysis of practical examples. Ana Mae Barbosa’s triangular approach was fundamental in the development of the activities, involving contextualization, artistic production, and image reading. The teaching material is structured in various formats, including lesson plans, activity guides, digital resources, and audiovisual materials. Each format is designed to meet the different needs and preferences of students and teachers, providing an inclusive and contextualized art education. The themes addressed throughout the project include identity and self-portrait, environment and sustainability, representation, ideals of beauty from the Renaissance onwards, among others. Each theme will be explored through theoretical and practical activities, encouraging students to develop a critical stance toward images and the world around them. It is hoped that this project will contribute to the recognition of art as an essential pedagogical tool, capable of fostering individual expression, creativity, and cultural understanding. Furthermore, the developed teaching material will serve as a valuable resource for educators, supporting them in implementing more inclusive and reflective educational practices.
Keywords: cultura visual
desenho
arte educação
visual culture
drawing
art education
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Subject: Artes
Cultura Visual e Educação
Material didático
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Quote: ALVES, Bruno Henrique Rodrigues. Explorando a expressão criativa no ensino fundamental - Desenvolvendo um Material Didático a partir da Cultura Visual e do Desenho como Ferramentas Educativas. 2025. 112 f. Dissertação (Mestrado profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5185.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5185
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46684
Date of defense: 26-Feb-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Explorandoexpressãocriativa.pdfDissertação1.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons