Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46622
Document type: Memorial
Access type: Acesso Aberto
Title: A vida em seus fluxos identitários: notas discursivas e materialidade no centro e nas margens.
Alternate title (s): Life in its identity flows: discursive notes and materiality at the center and on the margins.
La vida en sus flujos identitarios: notas discursivas y materialidad en el centro y en los márgenes.
La vie dans ses flux identitaires: notes discursives et matérialité au centre et dans les marges.
La vita nei suoi flussi identitari: note discorsive e materialità al centro e ai margini.
Author: Silva, Lazara Cristina da
First member of the Committee: Bernardes, Maria Irene Miranda
Second member of the Committee: Silva, Maria Vieira
Third member of the Committee: Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães
Fourth member of the Committee: Guimarâes, Selva Edilamar
Summary: Texto elaborado para apresentar à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, para obtenção do Título de Professora Titular, último nível na carreira docente de nível superior nas Instituições Públicas de Educação Superior do Brasil. Como objetivo geral pretende-se, para suscitar as condições requeridas para a promoção ao Cargo de Professor titular, da Universidade Federal de Uberlândia, apresentar e entender as experiências de minha vida, as articulando com os desdobramentos das políticas nacionais de natureza político, sociais, econômicas e educacionais como fatores definidores das condições de minha existência. Como objetivos específicos pretende-se: a) mapear fatos políticos, econômicos, sociais e educacionais brasileiros ocorridos de 1967 a 2024; b) articular os elementos desses fatos nas minhas experiencias de vida pessoal e profissional e; c) identificar e destacar como os filamentos dos discursos proferidos de natureza político, econômico, sociais e educacionais atuaram no assujeitamento e objetivação da existência humana no sistema neoliberal capitalista adotando como exemplo a minha experiencia de vida. Quais os elementos justificam o sentimento nacional de que, independentemente de quem assume o poder político, a vida continua a mesma? De onde surgiu essa ideia? Quais as implicações dessa posição na construção de produção de existência das pessoas em diferentes contextos sociais? Quais as dificuldades para romper com esse posicionamento histórico tão presente na vida cotidiana das pessoas? O Texto, apresenta aspectos da história do Brasil com foco nas questões políticas, econômicas, sociais e educacionais no centro denominada de “O estado – dispositivo de poder da governança” e às suas margens, a esquerda a história pessoal e educacional, “As instituições como dispositivos de regularização (a família e a escola)”, e à direita a vida profissional, “A constituição do homo oeconomicus – como tornar-se empresário de si mesmo”. Fazendo analogia a um texto, que possui a parte escrita e às suas margens, não possuem escritas, mas não quer dizer que não possuem informações, elas apenas não aparecem para dar centralidade ao que está escrito. Aqui elas estão presentes e são tão relevantes quanto o centro, pois se intercomunição, se contaminam, se constituem.
Abstract: Text prepared to be presented to the Faculty of Education of the Federal University of Uberlândia, in order to obtain the title of Full Professor, the highest level in the teaching career at higher education institutions in Brazil. As a general objective, in order to raise the conditions required for promotion to the position of Full Professor at the Federal University of Uberlândia, I intend to present and understand my life experiences, articulating them with the developments of national policies of a political, social, economic and educational nature as defining factors of the conditions of my existence. As specific objectives, I intend to: a) map Brazilian political, economic, social and educational events that occurred from 1967 to 2024; b) articulate the elements of these events in my personal and professional life experiences; and c) identify and highlight how the strands of the discourses of a political, economic, social and educational nature acted in the subjection and objectification of human existence in the neoliberal capitalist system, adopting my life experience as an example. What elements justify the national feeling that, regardless of who assumes political power, life remains the same? Where did this idea come from? What are the implications of this position in the construction of people's existence in different social contexts? What are the difficulties in breaking with this historical positioning so present in people's daily lives? The text presents aspects of Brazilian history with a focus on political, economic, social and educational issues in the center called “The state – a device of governance power” and on its margins, on the left, personal and educational history, “Institutions as devices of regularization (family and school)”, and on the right, professional life, “The constitution of homo oeconomicus – how to become an entrepreneur of oneself”. Making an analogy to a text, which has a written part and its margins, there are no writings, but that does not mean that there is no information, they just do not appear to give centrality to what is written. Here they are present and are as relevant as the center, because they intercommunicate, contaminate, and constitute each other.
Notes: SILVA, Lazara Cristina da. (2025).A VIDA EM SEUS FLUXOS IDENTITÁRIOS: notas discursivas e materialidade no centro e nas margens. Memorial Descritivo.(Promoção para classe E - Professor Titular) Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação. Uberlândia. p.293
Keywords: Memorial
Dispositivos de regularização
homo oeconomicus
Devices of regularization
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Lazara Cristina da. A vida em seus fluxos identitários: notas discursivas e materialidade no centro e nas margens. Memorial Descritivo. (Promoção para classe E - Professor Titular) Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação. Uberlândia, 2025.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5547
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46622
Date of defense: 17-Jun-2025
Appears in Collections:MEMORIAL DESCRITIVO - Faculdade de Educação (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VidaFluxosIdentitários.pdf155.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.