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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46611| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Gestão democrática e educação libertadora: entre o ideal e o real |
| Título (s) alternativo (s): | Democratic management and liberating education: between the ideal and the real |
| Autor: | Magalhães, Rayane Lara Romão |
| Primer orientador: | Coimbra, Camila Lima |
| Primer miembro de la banca: | Felício, Helena Maria dos Santos |
| Segundo miembro de la banca: | Souza, Vilma Aparecida de |
| Resumen: | O presente trabalho apresenta como temática a análise dos Projetos Político Pedagógicos (PPP) de escolas municipais urbanas de Patos de Minas a partir da visão de Paulo Freire, tendo como foco as categorias educação libertadora e a gestão democrática. A pesquisa vincula-se à Faculdade de Educação pelo Programa de Pós-graduação-mestrado/doutorado da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas, na área temática sobre o pensamento de Paulo Freire na educação pública e tem por objetivo geral Analisar os PPPs e identificar as aproximações e distanciamentos entre o pensamento freireano sobre as categorias gestão democrática e educação libertadora e as perspectivas expressas nestes documentos acerca das mesmas, buscando responder ao questionamento: Quais perspectivas de educação e gestão estão expressas nos PPPs das escolas urbanas do município de Patos de Minas? Este estudo está delineado a partir da abordagem qualitativa de pesquisa. Realizamos pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico e para o levantamento de Teses e Dissertações que versam sobre as temáticas gestão democrática e educação libertadora, junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para o levantamento do material empírico, realizamos uma pesquisa documental. Para explorar estes documentos, nos valemos da abordagem qualitativa para a realização das análises, tendo como principal aporte teórico o pensamento freireano sobre educação libertadora e gestão democrática (Freire, 2019b, 2022a,2022b, 2022c, 2022d, 2022e, 2023). Os resultados da pesquisa revelam uma ênfase em procedimentos técnicos e gerenciais na gestão das escolas municipais de Patos de Minas, distanciando-se da perspectiva freireana de gestão democrática. A perspectiva de educação expressa nos documentos analisados, revelam elementos da concepção bancária de educação, ênfase na padronização de procedimento metodológicos e em uma perspectiva conservadpra de educação, distanciando-se do pensamento freireano sobre educação libertadora. |
| Abstract: | The present work presents as its theme the analysis of the Political Pedagogical Projects (PPP) of urban municipal schools in Patos de Minas from the point of view of Paulo Freire, focusing on the categories of liberating education and democratic management. The research is linked to the Faculty of Education through the Master's/Doctoral Graduate Program of the Federal University of Uberlândia, in the line of research Knowledge and Educational Practices, in the thematic area on Paulo Freire's thought in public education and has as its general objective to analyze the PPPs and identify the approximations and distances between Freire's thought on the categories democratic management and liberating education and the perspectives expressed in these documents about the seeking to answer the question: What perspectives of education and management are expressed in the PPPs of urban schools in the municipality of Patos de Minas? This study is designed from the qualitative research approach. We carried out bibliographic research for the construction of the theoretical framework and for the survey of Theses and Dissertations that deal with the themes of democratic management and liberating education, with CAPES. To survey the empirical material, we conducted a documentary research. To explore these documents, we used a qualitative approach to carry out the analyses, having as main theoretical contribution the Freirean thought on liberating education and democratic management (Freire, 2019b, 2022a, 2022b, 2022c, 2022d, 2022e, 2023). The results of the research reveal an emphasis on technical and managerial procedures in the management of municipal schools in Patos de Minas, distancing itself from the Freirean perspective of democratic management. The perspective of education expressed in the analyzed documents reveal elements of the banking conception of education, emphasis on the standardization of methodological procedures and on a technicist perspective of education, distancing itself from Freire thinking on liberating education. |
| Palabras clave: | educação libertadora liberating education gestão democrática democratic management; projeto político pedagógico pedagogical political project Paulo Freire Paulo Freire |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
| Tema: | Educação Escolas Públicas - Patos de Minas (MG) Paulo Freire, (1921-1997) |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
| Cita: | MAGALHÃES, Rayane Lara Romão. Gestão democrática e educação libertadora: entre o ideal e o real. 2025. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5546. |
| Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5546 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46611 |
| Fecha de defensa: | 2-jul-2025 |
| Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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