Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46604| Tipo de documento: | Memorial |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Trilhas e partilhas na jornada de uma professora em movimento |
| Título (s) alternativo (s): | Trails and shares in the journey of a teacher in motion |
| Autor: | Lima, Solange Rodovalho |
| Primer miembro de la banca: | Silveira, Helder Eterno da |
| Segundo miembro de la banca: | Mendes, Enicéia Gonçalves |
| Tercer miembro de la banca: | Ferreira, Eliana Lúcia |
| Cuarto miembro de la banca: | Nicolino, Alina da Silva |
| Resumen: | Este memorial acadêmico cumpre requisitos para promoção da classe de professora associada IV para a classe de professora titular, na Universidade Federal de Uberlândia. Seu objetivo é discorrer sobre minha trajetória acadêmico-profissional em que trilhas foram percorridas e partilhadas com muitas companheiras e companheiros, reafirmando meu desejo em me constituir professora, experimentando o sabor de ensinar e aprender. Nele estão registrados aspectos essenciais que revelam muito de minha constituição, que ao longo do tempo, foram conectando minha caminhada pessoal, acadêmica e profissional e minha contribuição ao serviço público. Escrever este Memorial foi um desafio necessário e evidenciou que as diferentes dimensões vivenciadas como servidora pública foram me determinando, reafirmando meu lugar no mundo do trabalho. Neste memorial resgato minha jornada, iniciando por minha infância, passando pela educação básica, graduação e pós-graduação e a conexão desta formação com minha carreira docente. Na universidade pública, atuando no ensino, na pesquisa, na extensão e gestão, ao longo de quase dezessete anos, meu propósito foi agir em conformidade aos princípios éticos do serviço público. Procurei atuar lutando em defesa da educação pública e gratuita e para a construção de uma sociedade mais equitativa e justa, onde a pluralidade de ideias, o respeito às diferenças humanas, sejam a base ao Estado Democrático de Direito. |
| Palabras clave: | Docência Prática Pedagógica Universidade pública |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | LIMA, Solange Rodovalho. Trilhas e partilhas na jornada de uma professora em movimento. 2025. 189 f. Memorial Acadêmico (Concurso para Professor Titular Classe E) - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia., Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5193. |
| Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5193 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46604 |
| Fecha de defensa: | 23-jul-2025 |
| Aparece en las colecciones: | MEMORIAL DESCRITIVO - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FAEFI) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TrilhasPartilhasJornada.pdf | Memorial | 31.99 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
