Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46595
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorReis, Tiago Leonan-
dc.date.accessioned2025-08-12T12:38:22Z-
dc.date.available2025-08-12T12:38:22Z-
dc.date.issued2025-04-19-
dc.identifier.citationREIS, Tiago Leonan. Práticas sociais do Escritório de Assessoria Jurídica Popular (ESAJUP)/UFU na formação jurídica e no acesso à justiça. 2025. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direiro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46595-
dc.description.abstractLegal Practice Centers (NPJs) and Legal Clinics play an essential role in the training of law students by providing practical experiences that integrate theory and professional practice. This article aims to share data from a study that sought to investigate the impact of practices on the academic and civic training of students, with an emphasis on promoting access to justice. The research was based on a bibliographic and documentary approach, analyzing theoretical frameworks and institutional documents from the Office of Popular Legal Advice (ESAJUP) of the Federal University of Uberlândia. The results indicate that NPJs not only qualify students for professional practice, but also strengthen social responsibility, contributing to the democratization of access to justice and the formation of a legal profession committed to citizenship.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectNúcleos de Prática Jurídicapt_BR
dc.subjectFormação Acadêmicapt_BR
dc.subjectPráticas Sociaispt_BR
dc.subjectEnsino Jurídicopt_BR
dc.subjectAcesso à Justiçapt_BR
dc.titlePráticas sociais do Escritório de Assessoria Jurídica Popular (ESAJUP)/UFU na formação jurídica e no acesso à justiçapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Parizzi, João Hagenbeck-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9238711379556251pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Almir Garcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6876684848650275pt_BR
dc.contributor.referee2Nicoli, Laura Mourão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3880119830688322pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs Núcleos de Prática Jurídica (NPJs) e as Clínicas Jurídicas desempenham um papel essencial na formação de estudantes de Direito ao proporcionar experiências práticas que integram teoria e prática profissional. O presente artigo tem como objetivo socializar os dados de uma pesquisa que procurou investigar o impacto das práticas na formação acadêmica e cidadã de discentes, com ênfase na promoção do acesso à justiça. A pesquisa partiu de uma abordagem bibliográfica e documental, analisando referencial teórico e documentos institucionais do Escritório de Assessoria Jurídica Popular (ESAJUP) da Universidade Federal de Uberlândia. Os resultados indicam que os NPJs não apenas qualificam estudantes para a prática profissional, mas também fortalecem a responsabilidade social, contribuindo para a democratização do acesso à justiça e para a formação de uma advocacia comprometida com a cidadania.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDireitopt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.orcid.putcode189725209-
Appears in Collections:TCC - Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PráticasSociaisEscritório.pdfTCC321.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons