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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorRocha, Gustavo de Oliveira-
dc.creatorAndrade, Gustavo Hakime-
dc.date.accessioned2025-07-31T15:54:08Z-
dc.date.available2025-07-31T15:54:08Z-
dc.date.issued2025-06-27-
dc.identifier.citationANDRADE, Gustavo Hakime; ROCHA, Gustavo de Oliveira. Projeto simplificado de uma aeronave asa-voadora EVTOL para aplicações agrícolas. 2025. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46519-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectasa-voadorapt_BR
dc.subjectevtolpt_BR
dc.subjectagricultura de precisãopt_BR
dc.subjectaeronave não tripuladapt_BR
dc.subjectflying-wingpt_BR
dc.subjectprecision agriculturept_BR
dc.subjectunmanned aircraftpt_BR
dc.titleProjeto simplificado de uma aeronave asa-voadora evtol para aplicações agrícolaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Odenir de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8197975215358295pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Higor Luis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2478587933474876pt_BR
dc.contributor.referee2Venson, Giuliano Gardolinski-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7831693644209178pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo aborda uma iteração do projeto de um protótipo de aeronave do tipo asa-voadora, de modelo EVTOL. O objetivo desta iteração é o desenvolvimento conceitual da aeronave, e, a construção de um protótipo para teste da decolagem vertical com carga máxima, e do modelo de transição de voo, e transição para o voo de cruzeiro. O objetivo do protótipo é realizar uma decolagem e transicionar para voo reto, atendendo esses requisitos é considerado sucesso desta iteração de projeto. A proposta consiste no desenvolvimento de um modelo radio-controlado de alta portabilidade, com decolagem vertical e autonomia de 60 minutos, para aplicação de agentes macrobiológicos na agricultura de precisão. Para validar a aeronave proposta, foram realizadas diversas análises computacionais utilizando ferramentas especializadas. As curvas aerodinâmicas tridimensionais foram obtidas por meio do software XFLR5, amplamente utilizado para simulações de aerofólios e asas em baixos números de Reynolds, sendo uma ferramenta competente para prever o comportamento aerodinâmico de aeronaves de pequeno porte (Drela, 2003). Além disso, a estabilidade e controle da aeronave foram analisados por meio de um código de estabilidade implementado em MATLAB, permitindo a avaliação da orientação da aeronave em diferentes condições de voo. A modelagem e concepção da aeronave foram realizadas em um software de CAD, possibilitando o posicionamento preciso dos componentes internos para garantir um adequado posicionamento do centro de massa, essencial para a estabilidade e desempenho da aeronave. A implementação dessa solução pode reduzir a dependência de defensivos químicos, aumentar a produtividade agrícola e contribuir para a inovação no setor. Dessa forma, este trabalho adquirir subsídios técnicos e científicos para o desenvolvimento de uma aeronave não tripulada otimizada para a agricultura de precisão. Um protótipo da aeronave desenvolvida foi construído e testado, de forma a avaliar a aplicabilidade do conceito proposto. Os resultados obtidos com o protótipo, juntamente com sugestões e correções viáveis para uma segunda iteração do protótipo, serão discutidos ao final do projeto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration88pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.orcid.putcode189021008-
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Aeronáutica

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