Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46510| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Formação continuada de professores: um estudo a partir das competências |
| Autor: | Morais, Elias Melo |
| Primer orientador: | Marim, Vlademir |
| Primer miembro de la banca: | Ferreira, Miliam Juliana Alves |
| Segundo miembro de la banca: | Boiago, Carlos Eduardo Petronilho |
| Resumen: | Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito de um projeto de iniciação científica financiado pela FAPEMIG, tem como objetivo analisar as propostas dos cursos de formação continuada para professores do ensino fundamental oferecidos pela rede municipal de Educação de Uberlândia no ano de 2022. A partir de uma abordagem qualitativa, fundamentada na análise documental, foram examinados 11 cursos, categorizados segundo as competências da BNC – Formação e as teorias sobre competências de Perrenoud e Zabala. A análise revelou, através de dois eixos de análise, que competências como "conhecimento" e "trabalho e projeto de vida" são amplamente contempladas, enquanto "argumentação" e "autoconhecimento e autocuidado" aparecem com menor frequência, indicando lacunas na formação docente. Também se observou um foco na organização e gestão do ensino, com menor ênfase em pesquisa e inovação educacional. A pesquisa contribui para a reflexão sobre a formação continuada de professores, evidenciando a necessidade de ampliar a integração de competências socioemocionais e metodologias inovadoras, a fim de promover uma formação mais completa e alinhada às demandas educacionais contemporâneas. |
| Abstract: | This research, developed as part of a scientific initiation project funded by FAPEMIG, aims to analyze the proposals of continuing education courses for elementary school teachers offered by the municipal education network of Uberlândia in 2022. Based on a qualitative approach grounded in document analysis, 11 courses were examined and categorized according to the competencies outlined in the BNC – Teacher Education and the theories on competencies by Perrenoud and Zabala. The analysis, conducted through two analytical axes, revealed that competencies such as “knowledge” and “work and life project” are widely addressed, while “argumentation” and “self-awareness and self-care” appear less frequently, indicating gaps in teacher education. A focus on the organization and management of teaching was also observed, with less emphasis on educational research and innovation. This study contributes to the reflection on teacher professional development, highlighting the need to expand the integration of socio-emotional competencies and innovative methodologies in order to promote a more comprehensive training aligned with contemporary educational demands. |
| Palabras clave: | Educação Básica Competências docentes BNC - - Formação Perrenoud Zabala Basic Education Teaching Competencies National Common Curriculum – Teacher Training Perrenoud Zabala |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | MORAIS, Elias Melo. Formação Continuada de Professores: um estudo a partir das competências. 2025. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (graduação em matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46510 |
| Fecha de defensa: | 11-abr-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FormaçãoContinuadaProfessores.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 675.08 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
