Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46504
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Fecha de embargo: 2027-07-01
Título: Uma psicobiografia de Elza Soares: reconhecimento de virtudes, forças pessoais e evidências de crescimento pós-traumático diante da violência de parceiro íntimo
Título (s) alternativo (s): A Psychobiography of Elza Soares: Recognition of Virtues, Personal Strengths, and Evidence of Post-Traumatic Growth in the Face of Intimate Partner Violence
Autor: Barbosa, Flávio Henrique
Primer orientador: Fernandes, Renata Ferrarez
Primer miembro de la banca: Oliveira, Ana Lúcia Ribeiro de
Segundo miembro de la banca: Cunha, Cláudia Araújo
Resumen: Esta dissertação investiga o Crescimento Pós-Traumático (CPT) sob a perspectiva da Psicologia Positiva, utilizando o método psicobiográfico para analisar a vida e a obra da cantora brasileira Elza Soares. O objetivo é compreender como experiências de violência de parceiro íntimo, embora profundamente traumáticas, podem ser ressignificadas como catalisadoras de virtudes humanas como resiliência, coragem, esperança e transcendência. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa estruturada em dois eixos metodológicos complementares. O eixo diacrônico reconstrói a trajetória de vida da artista ao longo do tempo, tendo como referência central a canção "Lata d’Água na Cabeça", que evoca sua infância e juventude atravessadas por privações e desafios. Já o eixo sincrônico analisa a canção "Maria da Vila Matilde" em diálogo com o álbum "A Mulher do Fim do Mundo", interpretando-a como uma expressão simbólica da denúncia e ruptura com a violência de parceiro íntimo, situando-a em um contexto estético e político mais amplo dentro da obra. Utiliza-se o conceito de cena prototípica para identificar momentos centrais de ruptura psíquica e reorganização subjetiva. A escolha de Elza Soares como objeto de análise fundamenta-se em sua trajetória marcada por múltiplas formas de violência: física, psicológica, sexual e estrutural, e pela forma como sua arte vocal se consolidou como estratégia de sobrevivência e expressão estética da dor. A investigação contribui ao campo da Psicologia Positiva ao oferecer um estudo aprofundado sobre como virtudes e forças pessoais podem emergir de situações de sofrimento extremo. Além disso, fornece uma interpretação crítica da violência de parceiro íntimo, colaborando para a produção de saberes que promovam justiça social e valorizem trajetórias resilientes de mulheres que, como Elza Soares, transcendem contextos adversos por meio da arte, da resistência e da ressignificação simbólica de suas vivências.
Abstract: This dissertation investigates Post-Traumatic Growth (PTG) from the perspective of Positive Psychology, using the psychobiographical method to analyze the life and work of Brazilian singer Elza Soares. The aim is to understand how experiences of intimate partner violence, although deeply traumatic, can be re-signified as catalysts for human virtues such as resilience, courage, hope, and transcendence. The research adopts a qualitative approach structured around two complementary methodological axes. The diachronic axis reconstructs the artist's life trajectory over time, using the song "Lata d’Água na Cabeça" as a central reference, evoking her childhood and youth marked by deprivation and hardship. The synchronic axis, in turn, analyzes the song "Maria da Vila Matilde" in dialogue with the album "A Mulher do Fim do Mundo" ("The Woman at the End of the World"), interpreting it as a symbolic expression of denunciation and rupture with intimate partner violence, and situating it within a broader aesthetic and political context. The concept of the prototypical scene is employed to identify key moments of psychic rupture and subjective reorganization. The choice of Elza Soares as the focus of analysis is grounded in her trajectory, marked by multiple forms of violence: physical, psychological, sexual, and structural, and by how her vocal artistry emerged as a strategy for survival and an aesthetic expression of pain. This investigation contributes to the field of Positive Psychology by offering an in-depth study of how personal strengths and virtues can emerge from extreme suffering. Additionally, it provides a critical interpretation of intimate partner violence, contributing to the construction of knowledge that promotes social justice and highlights resilient trajectories of women who transcend adverse contexts through art, resistance, and the symbolic re-creation of their experiences.
Palabras clave: Psicobiografia
Elza Soares
Crescimento Pós-Traumático
Psicologia Positiva
violência de parceiro íntimo
método sincrônico
método diacrônico
resiliência
transcendência
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Tema: Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Cita: BARBOSA, Flávio Henrique. Uma psicobiografia de Elza Soares: reconhecimento de virtudes, forças pessoais e evidências de crescimento pós-traumático diante da violência de parceiro íntimo. 2025. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.336.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.336
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46504
Fecha de defensa: 1-jul-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
UmaPsicobiografiaElzaSoares.pdf
  Hasta 2027-07-01
Dissertação1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.