Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46504
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarbosa, Flávio Henrique-
dc.date.accessioned2025-07-31T13:22:53Z-
dc.date.available2025-07-31T13:22:53Z-
dc.date.issued2025-07-01-
dc.identifier.citationBARBOSA, Flávio Henrique. Uma psicobiografia de Elza Soares: reconhecimento de virtudes, forças pessoais e evidências de crescimento pós-traumático diante da violência de parceiro íntimo. 2025. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.336.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46504-
dc.description.abstractThis dissertation investigates Post-Traumatic Growth (PTG) from the perspective of Positive Psychology, using the psychobiographical method to analyze the life and work of Brazilian singer Elza Soares. The aim is to understand how experiences of intimate partner violence, although deeply traumatic, can be re-signified as catalysts for human virtues such as resilience, courage, hope, and transcendence. The research adopts a qualitative approach structured around two complementary methodological axes. The diachronic axis reconstructs the artist's life trajectory over time, using the song "Lata d’Água na Cabeça" as a central reference, evoking her childhood and youth marked by deprivation and hardship. The synchronic axis, in turn, analyzes the song "Maria da Vila Matilde" in dialogue with the album "A Mulher do Fim do Mundo" ("The Woman at the End of the World"), interpreting it as a symbolic expression of denunciation and rupture with intimate partner violence, and situating it within a broader aesthetic and political context. The concept of the prototypical scene is employed to identify key moments of psychic rupture and subjective reorganization. The choice of Elza Soares as the focus of analysis is grounded in her trajectory, marked by multiple forms of violence: physical, psychological, sexual, and structural, and by how her vocal artistry emerged as a strategy for survival and an aesthetic expression of pain. This investigation contributes to the field of Positive Psychology by offering an in-depth study of how personal strengths and virtues can emerge from extreme suffering. Additionally, it provides a critical interpretation of intimate partner violence, contributing to the construction of knowledge that promotes social justice and highlights resilient trajectories of women who transcend adverse contexts through art, resistance, and the symbolic re-creation of their experiences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectPsicobiografiapt_BR
dc.subjectElza Soarespt_BR
dc.subjectCrescimento Pós-Traumáticopt_BR
dc.subjectPsicologia Positivapt_BR
dc.subjectviolência de parceiro íntimopt_BR
dc.subjectmétodo sincrônicopt_BR
dc.subjectmétodo diacrônicopt_BR
dc.subjectresiliênciapt_BR
dc.subjecttranscendênciapt_BR
dc.titleUma psicobiografia de Elza Soares: reconhecimento de virtudes, forças pessoais e evidências de crescimento pós-traumático diante da violência de parceiro íntimopt_BR
dc.title.alternativeA Psychobiography of Elza Soares: Recognition of Virtues, Personal Strengths, and Evidence of Post-Traumatic Growth in the Face of Intimate Partner Violencept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Renata Ferrarez-
dc.contributor.advisor1LattesID lattes: 5037527744167800pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Ana Lúcia Ribeiro de-
dc.contributor.referee1LattesLattes: 8440596533418158pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Cláudia Araújo-
dc.contributor.referee2LattesLattes: 8187446242009595pt_BR
dc.creator.LattesID Lattes: 830346255067699pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga o Crescimento Pós-Traumático (CPT) sob a perspectiva da Psicologia Positiva, utilizando o método psicobiográfico para analisar a vida e a obra da cantora brasileira Elza Soares. O objetivo é compreender como experiências de violência de parceiro íntimo, embora profundamente traumáticas, podem ser ressignificadas como catalisadoras de virtudes humanas como resiliência, coragem, esperança e transcendência. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa estruturada em dois eixos metodológicos complementares. O eixo diacrônico reconstrói a trajetória de vida da artista ao longo do tempo, tendo como referência central a canção "Lata d’Água na Cabeça", que evoca sua infância e juventude atravessadas por privações e desafios. Já o eixo sincrônico analisa a canção "Maria da Vila Matilde" em diálogo com o álbum "A Mulher do Fim do Mundo", interpretando-a como uma expressão simbólica da denúncia e ruptura com a violência de parceiro íntimo, situando-a em um contexto estético e político mais amplo dentro da obra. Utiliza-se o conceito de cena prototípica para identificar momentos centrais de ruptura psíquica e reorganização subjetiva. A escolha de Elza Soares como objeto de análise fundamenta-se em sua trajetória marcada por múltiplas formas de violência: física, psicológica, sexual e estrutural, e pela forma como sua arte vocal se consolidou como estratégia de sobrevivência e expressão estética da dor. A investigação contribui ao campo da Psicologia Positiva ao oferecer um estudo aprofundado sobre como virtudes e forças pessoais podem emergir de situações de sofrimento extremo. Além disso, fornece uma interpretação crítica da violência de parceiro íntimo, colaborando para a produção de saberes que promovam justiça social e valorizem trajetórias resilientes de mulheres que, como Elza Soares, transcendem contextos adversos por meio da arte, da resistência e da ressignificação simbólica de suas vivências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.sizeorduration108pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsArt. 8º Toda produção científica, técnica, cultural, artística e tecnológica desenvolvida no âmbito da universidade deverá ser submetida, na íntegra, ao RI UFU, respeitando as seguintes exceções: I - livros ou capítulos de livros que tenham restrições contratuais relativas a direitos autorais;pt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.336pt_BR
dc.crossref.doibatchidab422f28-b248-4f77-95cf-a98635f3205b-
dc.subject.autorizadoPsicologiapt_BR
dc.description.embargo2027-07-01-
dc.subject.odsODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UmaPsicobiografiaElzaSoares.pdf
  Until 2027-07-01
Dissertação1.18 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.