Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46500
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-9316-5232
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Lean manufacturing: um estudo sobre a percepção de conhecimento dos discentes do curso de Ciências Contábeis
Autor: Silva, Adriano Ferreira da
Primer orientador: Rosa, Getúlio oliveira
Primer miembro de la banca: Prado, Thiago Alberto dos Reis
Segundo miembro de la banca: Oliveira, Carlos Eduardo de Carlos
Resumen: Esse artigo teve como objetivo identificar a percepção dos estudantes do curso de Ciências Contábeis sobre seus conhecimentos sobre ferramentas de lean manufacturing e a percepção da relevância desses conhecimentos para sua formação profissional. Para atingir o objetivo foi realizada pesquisa com abordagem quantitativa e levantamentos de dados com utilização de questionário com alternativas tipo Likert aplicado a estudantes do curso de Ciências Contábeis presenciais na microrregião de Ituiutaba. Foi utilizada análise estatística descritiva para identificação do perfil dos respondentes com presença marcante de mulheres entre 18 e 25 anos, entre 2o e 4o período do curso com atuação profissional fora da área contábil. A percepção do nível do nível de conhecimento das ferramentas Lean manufacturing pelos estudantes foi considerada baixa em todas as ferramentas listadas identificadas através de análise descritiva dos dados e teste T student, o que pode ser justifica pelo perfil dos respondentes, que em sua maioria estão nos períodos iniciais do curso. Quanto a percepção da importância destes conhecimentos para melhor interpretação das mutações patrimoniais sua posterior escrituração e análise, foi considerada alta após análise descritiva dos dados e teste T student, achado que pode se justificar ao considerar que a maioria dos respondentes atua profissionalmente.
Abstract: This article aimed to identify the perception of Accounting students about their knowledge of lean manufacturing tools and the perception of the relevance of this knowledge for their professional training. To achieve this objective, a quantitative approach was used to survey data using a questionnaire with Likert-type alternatives applied to students of the Accounting course in the Ituiutaba microregion. Descriptive statistical analysis was used to identify the profile of respondents, with a significant presence of women between 18 and 25 years old, between the 2nd and 4th period of the course, with professional activity outside the accounting area. The perception of the level of knowledge of Lean manufacturing tools by students was considered low for all listed tools identified through descriptive analysis of the data and Student's T-test, which can be justified by the profile of the respondents, most of whom are in the initial periods of the course. Regarding the perception of the importance of this knowledge for better interpretation of asset changes and their subsequent recording and analysis, it was considered high after descriptive analysis of the data and Student's T test, a finding that can be justified when considering that the majority of respondents work professionally.
Palabras clave: Lean manufacturing
Lean production
Produção enxuta
Educação contábil.
Contabilidade
Contabilidade de custos
Accounting
Cost accounting
Accounting education.
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Adriano Ferreira da. Lean Manufacturing: Um estudo sobre a percepção de conhecimento dos discentes do curso de ciências contábeis. 2025. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46500
Fecha de defensa: 7-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
LeanManufacturingEstudo.pdf498.08 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.