Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46500
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Adriano Ferreira da-
dc.date.accessioned2025-07-28T12:19:14Z-
dc.date.available2025-07-28T12:19:14Z-
dc.date.issued2025-05-07-
dc.identifier.citationSILVA, Adriano Ferreira da. Lean Manufacturing: Um estudo sobre a percepção de conhecimento dos discentes do curso de ciências contábeis. 2025. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46500-
dc.description.abstractThis article aimed to identify the perception of Accounting students about their knowledge of lean manufacturing tools and the perception of the relevance of this knowledge for their professional training. To achieve this objective, a quantitative approach was used to survey data using a questionnaire with Likert-type alternatives applied to students of the Accounting course in the Ituiutaba microregion. Descriptive statistical analysis was used to identify the profile of respondents, with a significant presence of women between 18 and 25 years old, between the 2nd and 4th period of the course, with professional activity outside the accounting area. The perception of the level of knowledge of Lean manufacturing tools by students was considered low for all listed tools identified through descriptive analysis of the data and Student's T-test, which can be justified by the profile of the respondents, most of whom are in the initial periods of the course. Regarding the perception of the importance of this knowledge for better interpretation of asset changes and their subsequent recording and analysis, it was considered high after descriptive analysis of the data and Student's T test, a finding that can be justified when considering that the majority of respondents work professionally.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLean manufacturingpt_BR
dc.subjectLean productionpt_BR
dc.subjectProdução enxutapt_BR
dc.subjectEducação contábil.pt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectContabilidade de custospt_BR
dc.subjectAccountingpt_BR
dc.subjectCost accountingpt_BR
dc.subjectAccounting education.pt_BR
dc.titleLean manufacturing: um estudo sobre a percepção de conhecimento dos discentes do curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rosa, Getúlio oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6000747018739660pt_BR
dc.contributor.referee1Prado, Thiago Alberto dos Reis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2603845433072584pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Carlos Eduardo de Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8934672564828570pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsse artigo teve como objetivo identificar a percepção dos estudantes do curso de Ciências Contábeis sobre seus conhecimentos sobre ferramentas de lean manufacturing e a percepção da relevância desses conhecimentos para sua formação profissional. Para atingir o objetivo foi realizada pesquisa com abordagem quantitativa e levantamentos de dados com utilização de questionário com alternativas tipo Likert aplicado a estudantes do curso de Ciências Contábeis presenciais na microrregião de Ituiutaba. Foi utilizada análise estatística descritiva para identificação do perfil dos respondentes com presença marcante de mulheres entre 18 e 25 anos, entre 2o e 4o período do curso com atuação profissional fora da área contábil. A percepção do nível do nível de conhecimento das ferramentas Lean manufacturing pelos estudantes foi considerada baixa em todas as ferramentas listadas identificadas através de análise descritiva dos dados e teste T student, o que pode ser justifica pelo perfil dos respondentes, que em sua maioria estão nos períodos iniciais do curso. Quanto a percepção da importância destes conhecimentos para melhor interpretação das mutações patrimoniais sua posterior escrituração e análise, foi considerada alta após análise descritiva dos dados e teste T student, achado que pode se justificar ao considerar que a maioria dos respondentes atua profissionalmente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration20pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.orcid.putcode188805337-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LeanManufacturingEstudo.pdf498.08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.