Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46446
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Do bicho-papão à matemática lúdica uma jornada entre a literatura clássica e a inovação pedagógica
Título (s) alternativo (s): From the bogeyman to playful mathematics: a journey between classical literature and pedagogical innovation
Autor: Parreira, Ana Laura
Primer orientador: Xavier, Ana Claudia Molina Zaqueu
Primer miembro de la banca: Pereira, Giselle Moraes Resende
Segundo miembro de la banca: Marin, Douglas
Resumen: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre os impactos do medo da Matemática na trajetória escolar de crianças, jovens e adultos, propondo como alternativa pedagógica o ensino lúdico aliado à literatura. A pesquisa tem como ponto de partida a percepção de que muitos estudantes desenvolvem aversão à Matemática desde os primeiros anos escolares, o que pode comprometer sua aprendizagem e sua relação com o conhecimento lógico-matemático ao longo da vida. A partir disso de que forma os estímulos lúdicos e as narrativas matemáticas, especialmente por meio da obra O Homem que Calculava, de Malba Tahan, podem contribuir para tornar a aprendizagem da Matemática mais acessível, significativa e prazerosa, sobretudo na infância? O estudo tem como objetivo investigar como a ludicidade e as narrativas matemáticas, especialmente por meio da obra O Homem que Calculava, de Malba Tahan, podem contribuir para transformar a experiência de aprendizagem matemática em algo mais acessível, significativo e prazeroso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica, cujas fontes foram selecionadas a partir de um mapeamento de teses e dissertações no Catálogo da CAPES, no recorte de 2015 a 2025. Foram analisados quinze trabalhos acadêmicos que relacionam a obra de Malba Tahan ao ensino de matemática, com foco em desafios lógicos, ludicidade e formação docente. Os resultados indicam que o uso de narrativas, jogos, videoaulas e WebQuests pode potencializar a aprendizagem, reduzir barreiras emocionais e ampliar o interesse dos estudantes. O trabalho também propõe experiências práticas, como a criação de um plano de aula intergeracional e a produção de um vídeo educativo, que demonstram a aplicabilidade do ensino lúdico tanto na educação infantil quanto na educação de jovens e adultos. Conclui-se que estratégias pedagógicas baseadas na ludicidade, na interdisciplinaridade e na valorização das múltiplas linguagens podem contribuir significativamente para tornar a matemática mais acolhedora, humana e eficaz.
Abstract: This paper presents a reflection on the impacts of fear of Mathematics on the school trajectory of children, young people and adults, proposing as a pedagogical alternative the teaching of play combined with literature. The research has as its starting point the perception that many students develop an aversion to Mathematics from the first years of school, which can compromise their learning and their relationship with logical-mathematical knowledge throughout life. Based on this and the problem – INSERT THE QUESTION – how can playful stimuli and mathematical narratives, especially through the work The Man Who Counted, by Malba Tahan, contribute to making the learning of Mathematics more accessible, meaningful and enjoyable, especially in childhood? The study aims to investigate how playfulness and mathematical narratives, especially through the work The Man Who Counted, by Malba Tahan, can contribute to transforming the experience of learning mathematics into something more accessible, meaningful and enjoyable. This is a qualitative study with a bibliographical approach, whose sources were selected from a mapping of theses and dissertations in the CAPES Catalog, covering the period from 2015 to 2025. Fifteen academic papers that relate Malba Tahan's work to mathematics teaching were analyzed, with a focus on logical challenges, playfulness, and teacher training. The results indicate that the use of narratives, games, video classes, and WebQuests can enhance learning, reduce emotional barriers, and increase students' interest. The work also proposes practical experiences, such as the creation of an intergenerational lesson plan and the production of an educational video, which demonstrate the applicability of playful teaching in both early childhood education and in the education of young people and adults. It is concluded that pedagogical strategies based on playfulness, interdisciplinarity, and the appreciation of multiple languages can contribute significantly to making mathematics more welcoming, humane, and effective.
Palabras clave: Ensino lúdico
Educação matemática
Desafios lógicos
Literatura infantil
O Homem que Calculava
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: PARREIRA, Ana Laura. Do bicho-papão à matemática lúdica: uma jornada entre a literatura clássica e a inovação pedagógica. 2025. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46446
Fecha de defensa: 17-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Bicho-papãoMatemáticaLúdica.pdf4.85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.