Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46421
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Tensões na prática pedagógica de professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental
Título (s) alternativo (s): Tensions in the pedagogical practice of science teachers in the final years of elementary school
Autor: Castro, Douglas Pereira
Primer orientador: Ustra, Sandro Rogério Vargas
Primer miembro de la banca: Paz, Fabio Soares da
Segundo miembro de la banca: Malacarne, Vilmar
Tercer miembro de la banca: Rigue, Fernanda Monteiro
Cuarto miembro de la banca: Guimarães, Iara Vieira
Resumen: As dificuldades enfrentadas por professores de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental refletem desafios nos contextos escolares e na formação inicial, muitas vezes insuficiente. Fatores tanto intrínsecos quanto extrínsecos à carreira docente contribuem para o êxito limitado no ensino de Física e Química. O presente estudo teve como objetivo caracterizar as tensões enfrentadas por professores de Ciências em suas práticas pedagógicas, com foco no ensino de Física e Química. Adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando a metodologia de Grupo Focal e análise de conteúdo para interpretar os dados. A pesquisa envolveu três professoras de Ciências de uma escola pública no interior de Minas Gerais. Os resultados indicaram que as professoras consideram a formação inicial inadequada, especialmente em Física e Química, apontando lacunas significativas nos conhecimentos construídos. A falta de recursos apropriados e o tempo limitado para explorar conteúdos teóricos e práticos foram destacados como obstáculos que agravam o desafio de oferecer uma educação científica de qualidade nessas áreas.
Abstract: The difficulties faced by Science teachers in the final years of Elementary School reflect challenges in both school contexts and initial training, which is often insufficient. Factors intrinsic and extrinsic to the teaching profession contribute to limited success in teaching Physics and Chemistry. This study aimed to characterize the tensions experienced by Science teachers in their pedagogical practices, focusing on the teaching of Physics and Chemistry. A qualitative approach was adopted, using the Focus Group methodology and content analysis to interpret the data. The research involved three Science teachers from a public school in the interior of Minas Gerais, Brazil. The results indicated that the teachers consider their initial training inadequate, particularly in Physics and Chemistry, highlighting significant gaps in their constructed knowledge. The lack of appropriate resources and limited time to explore theoretical and practical contents were also cited as obstacles, exacerbating the challenge of providing high-quality Science education in these subjects.
Palabras clave: Formação inicial
Física
Química
Initial training
Physics
Chemistry
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: CASTRO, Douglas Pereira. Tensões na prática pedagógica de professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental. 2024. 150fl. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.607
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.607
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46421
Fecha de defensa: 27-ago-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
tensoespraticapedagogica.pdf1.9 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.