Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46421
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCastro, Douglas Pereira-
dc.date.accessioned2025-07-17T14:24:24Z-
dc.date.available2025-07-17T14:24:24Z-
dc.date.issued2024-08-27-
dc.identifier.citationCASTRO, Douglas Pereira. Tensões na prática pedagógica de professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental. 2024. 150fl. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.607pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46421-
dc.description.abstractThe difficulties faced by Science teachers in the final years of Elementary School reflect challenges in both school contexts and initial training, which is often insufficient. Factors intrinsic and extrinsic to the teaching profession contribute to limited success in teaching Physics and Chemistry. This study aimed to characterize the tensions experienced by Science teachers in their pedagogical practices, focusing on the teaching of Physics and Chemistry. A qualitative approach was adopted, using the Focus Group methodology and content analysis to interpret the data. The research involved three Science teachers from a public school in the interior of Minas Gerais, Brazil. The results indicated that the teachers consider their initial training inadequate, particularly in Physics and Chemistry, highlighting significant gaps in their constructed knowledge. The lack of appropriate resources and limited time to explore theoretical and practical contents were also cited as obstacles, exacerbating the challenge of providing high-quality Science education in these subjects.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectInitial trainingpt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectChemistrypt_BR
dc.titleTensões na prática pedagógica de professores de ciências dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeTensions in the pedagogical practice of science teachers in the final years of elementary schoolpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Ustra, Sandro Rogério Vargas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632550703149729pt_BR
dc.contributor.referee1Paz, Fabio Soares da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3259294003601868pt_BR
dc.contributor.referee2Malacarne, Vilmar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2174433445359774pt_BR
dc.contributor.referee3Rigue, Fernanda Monteiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1520364228695308pt_BR
dc.contributor.referee4Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9760073640184964pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9523047662426389pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoAs dificuldades enfrentadas por professores de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental refletem desafios nos contextos escolares e na formação inicial, muitas vezes insuficiente. Fatores tanto intrínsecos quanto extrínsecos à carreira docente contribuem para o êxito limitado no ensino de Física e Química. O presente estudo teve como objetivo caracterizar as tensões enfrentadas por professores de Ciências em suas práticas pedagógicas, com foco no ensino de Física e Química. Adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando a metodologia de Grupo Focal e análise de conteúdo para interpretar os dados. A pesquisa envolveu três professoras de Ciências de uma escola pública no interior de Minas Gerais. Os resultados indicaram que as professoras consideram a formação inicial inadequada, especialmente em Física e Química, apontando lacunas significativas nos conhecimentos construídos. A falta de recursos apropriados e o tempo limitado para explorar conteúdos teóricos e práticos foram destacados como obstáculos que agravam o desafio de oferecer uma educação científica de qualidade nessas áreas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration151pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.607pt_BR
dc.crossref.doibatchidb2035015-9843-4ddb-9904-88227543a507-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tensoespraticapedagogica.pdf1.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.