Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46421Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Castro, Douglas Pereira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-17T14:24:24Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-17T14:24:24Z | - |
| dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
| dc.identifier.citation | CASTRO, Douglas Pereira. Tensões na prática pedagógica de professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental. 2024. 150fl. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.607 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46421 | - |
| dc.description.abstract | The difficulties faced by Science teachers in the final years of Elementary School reflect challenges in both school contexts and initial training, which is often insufficient. Factors intrinsic and extrinsic to the teaching profession contribute to limited success in teaching Physics and Chemistry. This study aimed to characterize the tensions experienced by Science teachers in their pedagogical practices, focusing on the teaching of Physics and Chemistry. A qualitative approach was adopted, using the Focus Group methodology and content analysis to interpret the data. The research involved three Science teachers from a public school in the interior of Minas Gerais, Brazil. The results indicated that the teachers consider their initial training inadequate, particularly in Physics and Chemistry, highlighting significant gaps in their constructed knowledge. The lack of appropriate resources and limited time to explore theoretical and practical contents were also cited as obstacles, exacerbating the challenge of providing high-quality Science education in these subjects. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
| dc.subject | Física | pt_BR |
| dc.subject | Química | pt_BR |
| dc.subject | Initial training | pt_BR |
| dc.subject | Physics | pt_BR |
| dc.subject | Chemistry | pt_BR |
| dc.title | Tensões na prática pedagógica de professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.title.alternative | Tensions in the pedagogical practice of science teachers in the final years of elementary school | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ustra, Sandro Rogério Vargas | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9632550703149729 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Paz, Fabio Soares da | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3259294003601868 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Malacarne, Vilmar | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2174433445359774 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Rigue, Fernanda Monteiro | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1520364228695308 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Guimarães, Iara Vieira | - |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/9760073640184964 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9523047662426389 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Tese (Doutorado) | pt_BR |
| dc.description.resumo | As dificuldades enfrentadas por professores de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental refletem desafios nos contextos escolares e na formação inicial, muitas vezes insuficiente. Fatores tanto intrínsecos quanto extrínsecos à carreira docente contribuem para o êxito limitado no ensino de Física e Química. O presente estudo teve como objetivo caracterizar as tensões enfrentadas por professores de Ciências em suas práticas pedagógicas, com foco no ensino de Física e Química. Adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando a metodologia de Grupo Focal e análise de conteúdo para interpretar os dados. A pesquisa envolveu três professoras de Ciências de uma escola pública no interior de Minas Gerais. Os resultados indicaram que as professoras consideram a formação inicial inadequada, especialmente em Física e Química, apontando lacunas significativas nos conhecimentos construídos. A falta de recursos apropriados e o tempo limitado para explorar conteúdos teóricos e práticos foram destacados como obstáculos que agravam o desafio de oferecer uma educação científica de qualidade nessas áreas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 151 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
| dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.607 | pt_BR |
| dc.crossref.doibatchid | b2035015-9843-4ddb-9904-88227543a507 | - |
| dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
| Appears in Collections: | TESE - Educação | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| tensoespraticapedagogica.pdf | 1.9 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
