Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46405
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorRamos, Larissa Silva-
dc.date.accessioned2025-07-14T12:07:46Z-
dc.date.available2025-07-14T12:07:46Z-
dc.date.issued2025-05-13-
dc.identifier.citationRAMOS, Larissa Silva. O planejamento do ensino nas aulas de educação física escolar. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46405-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento pedagógicopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino na educação físicapt_BR
dc.titleO planejamento do ensino nas aulas de educação física escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Antunes, Marina Ferreira de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4450708231672629pt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Gislene Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7901901852545413pt_BR
dc.contributor.referee2Marra, Sumaia Barbosa Franco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6176876915555379pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar o que as pesquisas acadêmicas dizem sobre o planejamento do ensino nas aulas de Educação Física escolar. A investigação foi desenvolvida por meio de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, utilizando artigos publicados entre 2015 e 2025 em periódicos científicos da área. A partir da análise de seis textos selecionados, o estudo evidenciou que o planejamento é um componente essencial da prática pedagógica, contribuindo para a intencionalidade do ensino, a inclusão dos(as) estudantes e a superação de práticas improvisadas ou descontextualizadas. Os resultados apontam, por um lado, para a persistência de desafios como a elaboração individual e burocrática do planejamento, a carência de formação adequada e a falta de alinhamento com os projetos pedagógicos das escolas. Por outro lado, destacam experiências exitosas de planejamento coletivo e participativo, que valorizam o protagonismo discente e promovem um ensino mais crítico e significativo. Conclui-se que o planejamento, quando concebido de forma reflexiva, dialógica e contextualizada, fortalece a Educação Física como componente curricular relevante e comprometido com o desenvolvimento integral dos(as) estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration41pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PlanejamentoEnsinoAulas.pdfTCC800.51 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.