Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46394
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-9622-0978
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 United States
Title: Centenário da Mecânica Quântica, Da Física Nuclear à Física Médica: Processos e Percursos da Divulgação Científica como ponte para Construção de uma Exposição no Museu Dica
Author: Ferreira, Kalinda de Moura
First Advisor: Perini, Ana Paula
First coorientator: Souza, Lucas Wilian Gonçalves de
First member of the Committee: Santos, Silvia Martins dos
Second member of the Committee: Barros, Matheus
Summary: Introduzindo a evolução histórica da relação entre a Física e a Medicina, é evidenciado como conceitos físicos vêm sendo aplicados em práticas médicas desde a antiguidade, culminando na constituição da Física Médica como área essencial para o diagnóstico e tratamento de doenças. Apesar da relevância da Física Médica na vida cotidiana, observa-se um déficit significativo em sua divulgação científica, o que contribui para a falta de conscientização sobre os riscos e bene-fícios das radiações. Nesse contexto, os museus de ciências, como o Museu DICA, são destaca-dos como espaços potenciais para a divulgação e popularização da ciência, capazes de comuni-car de forma acessível temas complexos por meio de exposições interativas e educativas. A pro-posta do trabalho, portanto, é refletir sobre como esses espaços podem contribuir para uma di-vulgação mais efetiva da Física Médica, aproximando o conhecimento científico da sociedade. Para realizar esse trabalho foi necessária uma fundamentalização com base em levantamentos bibliográficos, inicialmente, investigou-se o conhecimento do público, especialmente de profis-sionais da saúde, sobre radiações ionizantes, com base em literatura especializada e na experiên-cia de um minicurso previamente realizado. Além disso, também foi realizado um estudo sobre práticas de divulgação científica em museus, com foco na transposição didática de conteúdos complexos, como os da Física Médica. Por fim, desenvolve-se a construção expositiva a partir de níveis de profundidade informacional, visando promover uma comunicação acessível, intera-tiva e cientificamente rigorosa. A construção dessa parte da exposição de Mecânica Quântica, nomeada Da Física Nuclear à Física Médica, é dividida então em 3 níveis, sendo o primeiro, contendo a estrutura presencial, todos os rótulos e parte interativa da exposição, que devem elu-cidar o público sobre radiações ionizantes e a Física Médica, sendo o segundo e o terceiro, ní-veis que irão trazer mais informações do tema e um conteúdo mais complexo, estes serão dispo-nibilizados virtualmente. O resultado do trabalho trará uma divulgação científica para a área da Física Médica por meio do espaço da exposição de Mecânica Quântica, utilizando estratégias para tornar os conceitos mais acessíveis ao público. Apesar das limitações quanto à finalização da exposição, o estudo reforça a relevância de iniciativas que aproximem ciência e sociedade, especialmente em áreas de grande impacto no cotidiano.
Abstract: Introducing the historical evolution of the relationship between Physics and Medicine, it be-comes evident how physical concepts have been applied in medical practices since ancient times, culminating in the establishment of Medical Physics as an essential field for the diagnosis and treatment of diseases. Despite the relevance of Medical Physics in everyday life, there is a significant deficit in its scientific dissemination, which contributes to a lack of awareness about the risks and benefits of radiation. In this context, science museums, such as the DICA Museum, are highlighted as potential spaces for the dissemination and popularization of science, capable of communicating complex topics in an accessible way through interactive and educational ex-hibitions. The aim of this work, therefore, is to reflect on how these spaces can contribute to a more effective dissemination of Medical Physics, bringing scientific knowledge closer to socie-ty. To carry out this work, a foundation based on bibliographic research is necessary. Initially, the public’s knowledge - especially that of healthcare professionals - about ionizing radiation is investigated, based on specialized literature and the experience of a previously conducted short course. This is followed by a study on science communication practices in museums, focusing on the didactic transposition of complex content such as that found in Medical Physics. Finally, the exhibition design is developed based on levels of informational depth, aiming to promote accessible, interactive, and scientifically rigorous communication. The construction of this part of the Quantum Mechanics exhibition, titled From Nuclear Physics to Medical Physics, is divid-ed into three levels. The first level consists of the in-person structure, including all labels and the interactive part of the exhibition, intended to clarify the topic of ionizing radiation and Medical Physics for the public. The second and third levels will provide more detailed and complex in-formation on the subject, which will be made available virtually. The result of the project will be the dissemination of science in the field of Medical Physics through the Quantum Mechanics exhibition space, using strategies to make the concepts more accessible to the public. Despite the limitations regarding the completion of the exhibition, the study reinforces the importance of initiatives that bridge science and society, especially in areas with a significant impact on daily life.
Keywords: Divulgação científica da Física Médica
Exposição em museus de ciências
Aplicação da Física na Medicina
Scientific dissemination of Medical Physics
Exhibition in science museums
Application of Physics in Medicine
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FERREIRA, Kalinda de Moura. Centenário da Mecânica Quântica, Da Física Nuclear à Física Médica: Processos e Percursos da Divulgação Científica como ponte para Construção de uma Exposição no Museu Dica. 2025. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Médica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46394
Date of defense: 8-May-2025
Appears in Collections:TCC - Física Médica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CentenáriodaMecânicaQuântica.pdfTCC3.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons