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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ilusão - Cracolândia: a constituição discursiva do jovem periférico no enunciado midiático videoclipe
Título(s) alternativo(s): Illusion - Cracolândia: the discursive constitution of the peripheral youth in the media utterance video clip
Autor(es): Aires, Maria Julia de Araujo Pelucio
Primeiro orientador: Dorne, Vinicius Durval
Primeiro membro da banca: Silva Neto, João Damásio da
Segundo membro da banca: Almeida, Diélen dos Reis Borges
Resumo: Esta pesquisa analisa a constituição discursiva do jovem periférico no enunciado midiático videoclipe Ilusão - Cracolândia, ou seja, investiga como esse sujeito é tomado como objeto do discurso, sendo discursivizado nessa materialidade. O videoclipe foi produzido pela produtora GR6 Explode, e a música foi composta pelos MC’S Hariel, Davi, Ryan SP e Salvador da Rima, com a melodia de Djay W e Alok. A abordagem teórica metodológica se baseia nos Estudos Discursivos Foucaultianos, articulando conceitos como os de enunciado, subjetivação e resistência. Busca-se compreender os mecanismos discursivos que promovem efeitos de verdades à juventude periférica, bem como identificar se há espaço para a ressignificação das subjetividades dentro da narrativa apresentada. O gesto analítico se deu a partir de três trajetos temáticos: sujeitos e espaços, heterogeneidade dos corpos e sujeito central do videoclipe. A pesquisa reflete que, na busca por promover a conscientização sobre os impactos das drogas em comunidades periféricas, o videoclipe discursiviza os moradores da Cracolândia como sujeitos complexos, marcados por histórias de dor, mas também por gestos de solidariedade e sobrevivência. São visibilizados distintos corpos e vivências outras presentes na comunidade abordada na materialidade. Não obstante, neste processo, observa-se o atravessamento do discurso religioso como catalisador da “salvação” dos usuários de drogas, e o da falta de políticas públicas para o sujeito jovem periférico. Além disso, a investigação ressalta o papel do funk como ferramenta de mobilização e resistência, ao mesmo tempo em que discute as contradições e responsabilidades associadas à produção cultural.
Abstract: This research analyzes the discursive construction of the peripheral youth in the media statement of the music video Ilusão - Cracolândia, that is, it investigates how this subject is taken as an object of discourse and discursively shaped in this materiality. The video was produced by GR6 Explode, and the song was composed by MCs Hariel, Davi, Ryan SP, and Salvador da Rima, with the melody by Djay W and Alok. The theoretical and methodological approach is based on Foucauldian Discourse Studies, articulating concepts such as statement, subjectivation, and resistance. The research seeks to understand the discursive mechanisms that produce truth effects about peripheral youth, as well as to identify whether there is room for the resignification of subjectivities within the presented narrative. The analytical gesture followed three thematic paths: subjects and spaces, heterogeneity of bodies, and the central subject of the music video. The study reflects that, in its attempt to raise awareness about the impact of drugs in peripheral communities, the music video discursively constructs the residents of Cracolândia as complex subjects, marked by stories of pain but also by acts of solidarity and survival. Different bodies and alternative life experiences present in the portrayed community are made visible in the materiality. Nevertheless, in this process, the discourse of religion is observed to act as a catalyst for the “salvation” of drug users, alongside the absence of public policies for peripheral youth. Furthermore, the research highlights the role of funk as a tool for mobilization and resistance, while also discussing the contradictions and responsibilities involved in cultural production.
Palavras-chave: Discurso
Jovem periférico
Funk
Michel Foucault
Análise midiática
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: AIRES, Maria Julia de Araujo Pelucio. Ilusão - Cracolândia: a constituição discursiva do jovem periférico no enunciado midiático videoclipe. 2025. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46391
Data de defesa: 8-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Jornalismo

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