Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46391
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAires, Maria Julia de Araujo Pelucio-
dc.date.accessioned2025-07-10T17:49:39Z-
dc.date.available2025-07-10T17:49:39Z-
dc.date.issued2025-05-08-
dc.identifier.citationAIRES, Maria Julia de Araujo Pelucio. Ilusão - Cracolândia: a constituição discursiva do jovem periférico no enunciado midiático videoclipe. 2025. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46391-
dc.description.abstractThis research analyzes the discursive construction of the peripheral youth in the media statement of the music video Ilusão - Cracolândia, that is, it investigates how this subject is taken as an object of discourse and discursively shaped in this materiality. The video was produced by GR6 Explode, and the song was composed by MCs Hariel, Davi, Ryan SP, and Salvador da Rima, with the melody by Djay W and Alok. The theoretical and methodological approach is based on Foucauldian Discourse Studies, articulating concepts such as statement, subjectivation, and resistance. The research seeks to understand the discursive mechanisms that produce truth effects about peripheral youth, as well as to identify whether there is room for the resignification of subjectivities within the presented narrative. The analytical gesture followed three thematic paths: subjects and spaces, heterogeneity of bodies, and the central subject of the music video. The study reflects that, in its attempt to raise awareness about the impact of drugs in peripheral communities, the music video discursively constructs the residents of Cracolândia as complex subjects, marked by stories of pain but also by acts of solidarity and survival. Different bodies and alternative life experiences present in the portrayed community are made visible in the materiality. Nevertheless, in this process, the discourse of religion is observed to act as a catalyst for the “salvation” of drug users, alongside the absence of public policies for peripheral youth. Furthermore, the research highlights the role of funk as a tool for mobilization and resistance, while also discussing the contradictions and responsibilities involved in cultural production.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectJovem periféricopt_BR
dc.subjectFunkpt_BR
dc.subjectMichel Foucaultpt_BR
dc.subjectAnálise midiáticapt_BR
dc.titleIlusão - Cracolândia: a constituição discursiva do jovem periférico no enunciado midiático videoclipept_BR
dc.title.alternativeIllusion - Cracolândia: the discursive constitution of the peripheral youth in the media utterance video clippt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Dorne, Vinicius Durval-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1275831545879764pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Neto, João Damásio da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6723681328867269pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Diélen dos Reis Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3314605940871232pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa a constituição discursiva do jovem periférico no enunciado midiático videoclipe Ilusão - Cracolândia, ou seja, investiga como esse sujeito é tomado como objeto do discurso, sendo discursivizado nessa materialidade. O videoclipe foi produzido pela produtora GR6 Explode, e a música foi composta pelos MC’S Hariel, Davi, Ryan SP e Salvador da Rima, com a melodia de Djay W e Alok. A abordagem teórica metodológica se baseia nos Estudos Discursivos Foucaultianos, articulando conceitos como os de enunciado, subjetivação e resistência. Busca-se compreender os mecanismos discursivos que promovem efeitos de verdades à juventude periférica, bem como identificar se há espaço para a ressignificação das subjetividades dentro da narrativa apresentada. O gesto analítico se deu a partir de três trajetos temáticos: sujeitos e espaços, heterogeneidade dos corpos e sujeito central do videoclipe. A pesquisa reflete que, na busca por promover a conscientização sobre os impactos das drogas em comunidades periféricas, o videoclipe discursiviza os moradores da Cracolândia como sujeitos complexos, marcados por histórias de dor, mas também por gestos de solidariedade e sobrevivência. São visibilizados distintos corpos e vivências outras presentes na comunidade abordada na materialidade. Não obstante, neste processo, observa-se o atravessamento do discurso religioso como catalisador da “salvação” dos usuários de drogas, e o da falta de políticas públicas para o sujeito jovem periférico. Além disso, a investigação ressalta o papel do funk como ferramenta de mobilização e resistência, ao mesmo tempo em que discute as contradições e responsabilidades associadas à produção cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseJornalismopt_BR
dc.sizeorduration68pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IlusãoCracolândiaConstituição.pdf1.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons