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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46374| Document type: | Tese |
| Access type: | Acesso Embargado |
| Embargo Date: | 2027-07-01 |
| Title: | A poética do vestuário em Frida Kahlo: Diário, fotografias e pinturas |
| Alternate title (s): | La poética de la vestimenta en Frida Kahlo: diario, fotografías y pinturas |
| Author: | Pimenta, Tamira Fernandes |
| First Advisor: | Gama-Khalil, Marisa Martins |
| First member of the Committee: | Santos, George Lima dos |
| Second member of the Committee: | Borges, Lilliân Alves |
| Third member of the Committee: | Barth, Pedro Afonso |
| Fourth member of the Committee: | Markendorf, Marcio |
| Summary: | A presente tese tem como proposta apresentar um viés pouco explorado em teses e dissertações brasileiras sobre as obras de Frida Kahlo. O objetivo da pesquisa, seguindo as orientações de Roland Barthes, é analisar as roupas da artista como uma forma de poética literária, por meio da qual são construídas narrativas atravessadas por uma potente escrita de si, ficções de subjetividades, geradoras de duplos. Através de uma metodologia descritivo-analítica, podemos entender como ela construiu, com seu acervo artístico-biográfico, várias possibilidades de si e como se (re)escreve por meio da metáfora do corpo doente, do seu vestuário e dos objetos de sua existência, expressando a sua subjetividade, a identidade e a cultura do povo mexicano. O corpus imagético da tese – composto por desenhos advindos do Diário de Frida Kahlo, algumas de suas pinturas, alguns dos seus autorretratos picturais e fotografias que registraram momentos expressivos da sua trajetória de vida – foi pensado com base nas temáticas de cada capítulo: no primeiro, são apresentados as metáforas que o corpo “doente” da pintora carrega e os objetos que foram essenciais para que ela conseguisse (sobre)viver tanto física quanto emocionalmente, enquanto, no segundo capítulo, é evidenciada a importância das roupas de Frida Kahlo, a fim de compreendermos a riqueza e as ligações estabelecidas com o seu uso, a sua materialidade como um objeto de arte e como as narrativas que surgem das composições pessoais formam uma poética do vestir. Nossa hipótese é de que as indumentárias de Frida Kahlo constroem inúmeras narrativas, nas quais há múltiplas correlações existentes entre corpo, cultura, identidade, estética, pintura e literatura, que formam uma linguagem poética, na qual o corpo doente e as roupas da tradição mexicana são o ponto central de sua estética literária. Para comprovar a nossa hipótese de pesquisa, embasamo-nos em estudiosos e teóricos da fotografia, da narrativa, da moda, da memória, da discursividade, como: Roland Barthes (1990, 2005a, 2005b, 2009, 2015), Gilda de Melo e Souza (1987), Michel Foucault (1987, 1999, 2007, 2013), Pablo Monasterio (2010), Maurice Halbwachs (2006), Jean-Luc Nancy (2015), Henri-Pierre Jeudy (2002), entre outros. Logo, na perspectiva de análise adotada para esta tese, as roupas e os seus sistemas criam sentidos que vão além do modismo, ao ultrapassar o lugar comum; elas se impõem e se distinguem por meio dos traços memorialísticos narrativos e discursivos que trazem em sua centralidade a mexicanidad. E, assim como as roupas, os objetos de existência estão atravessados por uma espécie de texto sem fim, cujas construções e combinações formam uma poética literária, que nos dá a ver e a apreciar a identidade visual e o processo criativo de Frida Kahlo. |
| Abstract: | La presente tesis tiene como propuesta presentar un enfoque poco explorado en tesis y disertaciones brasileñas sobre las obras de Frida Kahlo. El objetivo de la investigación, siguiendo las orientaciones de Roland Barthes, es analizar la vestimenta de la artista como una forma de poética literaria, a través de la cual se construyen narrativas atravesadas por una potente escritura de sí, ficciones de subjetividades, generadoras de dobles. A través de una metodología descriptivo-analítica, podemos entender cómo ella construyó, con su acervo artístico-biográfico, varias posibilidades de sí misma y cómo se (re)escribe por medio de la metáfora del cuerpo enfermo, de su indumentaria y de los objetos de su existencia, expresando su subjetividad, la identidad y la cultura del pueblo mexicano. El corpus imagético de la tesis – compuesto por dibujos provenientes del Diario de Frida Kahlo, algunas de sus pinturas, varios de sus autorretratos pictóricos y fotografías que registraron momentos expresivos de su trayectoria de vida – fue pensado con base a las temáticas de cada capítulo: en el primero, se presentan las metáforas que el cuerpo “enfermo” de la pintora carga y los objetos que fueron esenciales para que ella pudiera (sobre)vivir tanto física como emocionalmente; mientras que, en el segundo capítulo, se evidencia la importancia de la ropa de Frida Kahlo, a fin de comprender la riqueza y los vínculos establecidos con su uso, su materialidad como objeto de arte y cómo las narrativas que surgen de sus composiciones personales forman una poética del vestir. Nuestra hipótesis es que las indumentarias de Frida Kahlo construyen innumerables narrativas, en las cuales existen múltiples correlaciones entre cuerpo, cultura, identidad, estética, pintura y literatura, que forman un lenguaje poético en el que el cuerpo enfermo y las vestimentas de la tradición mexicana son el punto central de su estética literaria. Para comprobar nuestra hipótesis de investigación, nos basamos en estudiosos y teóricos de la fotografía, la narrativa, la moda, la memoria y la discursividad, como: Roland Barthes (1990, 2005a, 2005b, 2009, 2015), Gilda de Mello e Souza (1987), Michel Foucault (1987, 1999, 2007, 2013), Pablo Monasterio (2010), Maurice Halbwachs (2006), Jean-Luc Nancy (2015), Henri-Pierre Jeudy (2002), entre otros. Así, desde la perspectiva de análisis adoptada para esta tesis, las ropas y sus sistemas crean sentidos que van más allá de la moda al superar el lugar común; se imponen y se distinguen a través de los trazos memorialísticos, narrativos y discursivos que traen en su centro la mexicanidad. Y, así como las ropas, los objetos de existencia están atravesados por una especie de texto sin fin, cuyas construcciones y combinaciones forman una poética literaria, que nos permite ver y apreciar la identidad visual y el proceso creativo de Frida Kahlo. |
| Keywords: | Poética do vestuário Frida Kahlo Identidade Cultura Imagens Poética del vestir; Frida Kahlo; Identidad; Cultura; Imágenes Frida Kahlo Identidad Cultura Imágenes |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Program: | Programa de Pós-graduação em Estudos Literários |
| Quote: | PIMENTA, Tamira Fernandes. A poética do vestuário em Frida Kahlo: diário, fotografias e pinturas. 2025. 205 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5039. |
| Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5039 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46374 |
| Date of defense: | 30-Apr-2025 |
| Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. |
| Appears in Collections: | TESE - Estudos Literários |
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