Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46359
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Libras nas licenciaturas: limitações, controvérsias e proposições
Título (s) alternativo (s): Libras in undergraduate courses: limitations, controversies and propositions
Autor: Paiva, Gláucia Xavier dos Santos
Primer orientador: Godoi, Eliamar
Primer miembro de la banca: Dezinho, Mariana
Segundo miembro de la banca: Chaveiro, Neuma
Tercer miembro de la banca: Leite, Letícia de Sousa
Cuarto miembro de la banca: Cardoso Junior, Waldemar Santos
Resumen: O objetivo geral da presente tese é o de analisar a oferta da disciplina de Libras nos cursos de Letras das universidades federais, a fim de identificar sua importância na formação de profissionais capacitados para a inserção de pessoas surdas no contexto educacional e social. Este trabalho visa compreender como a disciplina está inserida nos currículos, sua abrangência e os desafios enfrentados na implementação, proporcionando uma visão crítica e propondo melhorias para uma educação mais inclusiva e equitativa. Em vista disso, é notória a carência de trabalhos no campo dos estudos linguísticos que se proponham analisar a implementação da disciplina de Libras com o intuito de apontar possibilidades de melhoria e encaminhamentos para direcionar a elaboração das fichas e/ou programas, o que também justifica a relevância desta pesquisa. Quanto ao quadro teórico-metodológico, o estudo é circunscrito na revisão bibliográfica da temática de estudo, quais sejam, os textos referentes à oferta da disciplina de Libras nos cursos de licenciaturas, em termos gerais, e de modo específico, nos cursos de Letras. Para fundamentar a temática abordada no presente estudo, foram utilizados trabalhos de Albres (2011), Carniel (2018), Costa e Lacerda (2015), Farias, Klimsa e Klimsa (2020), Felipe (2006), Gesser (2009, 2012), Rech, Sell e Rigo (2019), que embasaram nossas discussões sobre os documentos oficiais que orientam a educação de surdos e a implementação da disciplina de Libras no ensino superior. A metodologia adotada na presente investigação se fundamenta no paradigma qualitativo de base interpretativista, cujo procedimento metodológico utiliza a pesquisa documental em que buscamos analisar documentos internos das universidades que ofertam a disciplina de Libras nos cursos de licenciatura, e documentos externos. À luz dessas informações, buscamos realizar um estudo descritivo e exploratório que pretende apresentar um panorama do modo como a disciplina de Libras está sendo organizada e ofertada nas universidades federais do país. Os documentos legais, tais como a Lei 10.436/2002, a Lei 13.146/2015 e o Decreto 5.626/05; e as fichas da disciplina de Libras se constituem como base de análise de dados. Pretendemos analisar, com base nos documentos reguladores que determinam a oferta obrigatória da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura, como esse componente curricular é organizado e ofertado. Esse aspecto aponta para a originalidade da presente investigação. Em se tratando do enfoque específico desta tese que se propõe a investigar a oferta da disciplina de Libras nos cursos de Letras, e além disso, apresentar encaminhamentos e proposições para aperfeiçoar essa oferta, esta pesquisa é inédita. Como parte dos encaminhamentos, colocamos em destaque a necessidade urgente e inadiável da atualização dos documentos legais que estabelecem as diretrizes para a oferta da disciplina de Libras nas licenciaturas. Sublinhamos a necessidade pungente de reestruturação das bases normativas que determinam a oferta da disciplina de Libras com vistas a apresentar respostas aos desafios de sua implementação. Nessa tessitura, argumentamos que os aspectos linguístico, cultural e identitário, são indissociáveis, além do pedagógico, e devem orientar tanto a organização quanto a oferta da disciplina de Libras nas licenciaturas em Letras.
Abstract: The general aim of this thesis is to analyze the provision of the Libras discipline in Languages courses at federal universities, in order to identify its importance in the training of professionals for the inclusion of deaf people in the educational and social context. This work aims to understand how the subject is included in curricula, its scope and the challenges faced in its implementation, providing a critical view and proposing improvements for a more inclusive and equitable education. In view of this, there is a notorious lack of work in the field of linguistic studies that aims to analyze the implementation of the Libras discipline in order to point out possibilities for improvement and guidelines to direct the preparation of forms and/or programs, which also justifies the relevance of this research. As for the theoretical-methodological framework, the study is confined to a bibliographical review of the subject under study, namely: texts referring to the provision of the Libras discipline in undergraduate courses, in general terms, and specifically in Languages courses. Albres (2011), Carniel (2018), Costa and Lacerda (2015), Farias, Klimsa and Klimsa (2020), Felipe (2006), Gesser (2009, 2012), Rech, Sell and Rigo (2019) were used to support our discussions on the official documents that guide the education of deaf people and the implementation of the Libras discipline in higher education. The methodology adopted in this investigation is based on the qualitative paradigm of interpretative basis, whose methodological procedure uses documentary research, in which we sought to analyze internal documents from universities that offer the discipline of Libras in undergraduate courses, as well as external documents. In light of this information, we sought to carry out a descriptive and exploratory study that aims to present an overview of how the Libras discipline is being organized and offered in the country’s federal universities. The legal documents, such as Law 10.436/2002, Law 13.146/2015 and Decree 5.626/05, and the Libras course forms are the basis for data analysis. We intended to analyze, based on the regulatory documents that determine the mandatory offer of the Libras discipline in undergraduate courses, how this curricular component is organized and offered. This aspect points to the originality of this investigation. In terms of the specific focus of this thesis, which aims to investigate the provision of the Libras discipline in Languages courses, and also to present guidelines and proposals for improving this provision, this research is unprecedented. As part of the recommendations, we highlight the urgent and unavoidable need to update the legal documents that establish the guidelines for offering the discipline of Libras in undergraduate courses. We emphasized the pressing need to restructure the normative bases that determine the provision of the Libras discipline in order to provide answers to the challenges of its implementation. We argue that the three aspects, namely: linguistic, cultural and identity, are inseparable and should guide both the organization and the provision of the Libras discipline in undergraduate courses.
Palabras clave: Disciplina de Libras
Ficha de disciplina
Formação de professores de Letras
Inclusão educacional de surdos
Libras discipline
Libras course forms
Languages teacher training
Educational inclusion of deaf people
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Tema: Luingúistica
Lingua brasileira de sinais
Professores - Formação
Educação inclusiva
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Cita: PAIVA, Gláucia Xavier dos Santos. Libras nas Licenciaturas: limitações, controvérsias e proposições. 2025. 214 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.310.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.310
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46359
Fecha de defensa: 5-jun-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:TESE - Estudos Linguísticos

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