Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46356| ORCID: | http://orcid.org/0009-0006-5805-6447 |
| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | A experiência subjetiva do ato de ensinar, produzir e pesquisar arte: investigando uma prática educacional em artes visuais. |
| Título (s) alternativo (s): | The subjective experience of teaching, producing and researching art: investigating an educational practice in visual arts. |
| Autor: | Sousa, Maycon Antônio da Silva |
| Primer orientador: | Melo, Roberta Maira de |
| Primer miembro de la banca: | Silva, Elsieni Coelho da |
| Segundo miembro de la banca: | Borges, Clarissa Monteiro |
| Resumen: | Este trabalho se configura pela experiência de uma prática educacional de um arte educador. Visita o passado através das imagens de arquivos pessoais, como portfólios e registros de aulas, iniciando no ano de 2015 até 2019, indo de encontro com o presente momento em que esta pesquisa se consolida, começando em 2022 e 2024, quando é concluída. Propõe, a partir da experimentação, a aplicação do método pedagógico Paulo Freire, denominado por "método da palavra geradora", como um recurso de disparo criativo para um grupo de crianças em idade escolar. Inicialmente, o método da palavra geradora foi pensado para aplicação na alfabetização de turmas da EJA (educação de jovens e adultos) pelo seu criador, e que para ser aplicado nesta investigação, passou por adaptação, a fim de ser realizada com educandos do 5 ̊ ano do ensino fundamental 1, aplicado na educação básica da rede pública, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, na Escola Municipal Professora Carlota de Andrade Marquez. Com o objetivo de sensibilizar e promover um "descongelamento artístico" do artista/professor propositor desta pesquisa, que com o passar do tempo, enquanto se construía como professor, parou de produzir artisticamente, referindo-se ao objeto ou artefato de arte propriamente dito. De caráter qualitativo, a pesquisa apresenta uma investigação baseada em arte (IBA - a/r/tografia), como uma atitude investigativa para revisitar o passado educativo, podendo assim, dialogar com imagens e fotografia de aulas realizadas, assim como alguns planejamentos já realizados, colhidas em arquivo pessoal e textos produzidos a partir da experiência encontrada na atualidade, com estudos e aprofundamentos teóricos durante a pós graduação. Utiliza a metodologia fenomenológica para analisar a experiência docente a fim de compreender de quais formas tudo o que foi encontrado e revirado pode transformá-lo como professor em busca de uma nova prática docente. Associado a atitude proposta pela a/r/tografia (para a conscientização e construção do artista/professor e então pesquisador) a fim de encontrar conexões entre o que já foi realizado pelo propositor, o que ainda permanece em sua prática educacional, assim como o que tem mudado ao longo do tempo, influenciado pelo desejo de uma formação contínua, proporcionada pelos estudos advindos da pós graduação, que aqui é apresentada. A pesquisa busca ainda experimentar formas de relacionar as criações do artista/professor/pesquisador produzidas a partir de palavra geradora, com as criações dos participantes da pesquisa, também a partir de palavra geradora, utilizado como uma ferramenta de disparo criativo, que acontece dentro e fora da sala de aula, proporcionando aos envolvidos um mergulho no fazer arte, ler arte, contextualizar arte, e claro, se relacionar com ela, na descoberta e redescoberta dos processos de criação artística. |
| Abstract: | This work is shaped by the experience of an educational practice of an art educator. It revisits the past through images from personal archives, such as portfolios and class records, starting from the year 2015 until 2019, and connects with the present moment when this research takes shape, beginning in 2022 and concluding in 2024. Through experimentation, it proposes the application of Paulo Freire’s pedagogical method, known as the "generative word method," as a creative trigger tool for a group of school-aged children. Originally, the generative word method was conceived to be applied in adult and youth literacy classes (EJA) by its creator, and in this investigation, it has been adapted to be conducted with fifth-grade students in primary education, specifically in a public school in Uberlândia, Minas Gerais, at Escola Municipal Professora Carlota de Andrade Marquez. The research aims to sensitize and promote an “artistic defrosting” of the artist/teacher who initiated this research, who, over time, as they developed as a teacher, stopped producing art in the traditional sense, focusing instead on teaching. This qualitative research adopts an arts-based inquiry approach (IBA - a/r/tography), as an investigative approach to revisit educational pasts, thus enabling dialogue with images and photographs from past classes, as well as some planning documents sourced from personal archives. It also draws on texts produced from contemporary experiences and theoretical studies deepened through postgraduate studies. Phenomenological methodology is used to analyze the teaching experience, aiming to understand how everything uncovered and reexamined can transform the teacher in pursuit of a renewed teaching practice. Combined with the approach proposed by a/r/tography (to raise awareness and shape the artist/teacher and, subsequently, the researcher), this research seeks connections between what has already been accomplished, what remains within the educational practice, and what has changed over time, influenced by the desire for continuous development fostered by postgraduate studies, as presented here. The research further explores ways to relate the creations of the artist/teacher/researcher, generated through the generative word, with the creations of research participants, also based on the generative word, used as a creative trigger tool, occurring both inside and outside the classroom. This engagement allows those involved to dive into creating art, reading art, contextualizing art, and, of course, relating to it in the discovery and rediscovery of artistic creation processes. |
| Palabras clave: | Palavra geradora Artista professor pesquisador IBA Criatividade coletiva Disparo criativo Arte educação Generative word Artist teacher researcher Collective creativity Creative trigger Art education |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
| Tema: | Artes Arte - Estudo e ensino |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
| Cita: | SOUSA, Maycon Antônio da Silva. A experiência subjetiva do ato de ensinar, produzir e pesquisar arte: investigando uma prática educacional em artes visuais. 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte) – UFU, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5055 |
| Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5055 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46356 |
| Fecha de defensa: | 18-nov-2024 |
| Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ExperiênciaSubjetivaAto.pdf | 32.47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
