Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46350| Document type: | Dissertação |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Processos criativos na educação infantil: experiências pedagógicas com elementos da natureza na EMEI Profª Izildinha M. Macedo do Amaral em Uberlândia/MG |
| Alternate title (s): | Creative processes in early childhood education: pedagogical experiences with elements of nature at EMEI Profª Izildinha M. Macedo do Amaral in Uberlândia/MG |
| Author: | Carvalho, Denise Faria |
| First Advisor: | Costa, Daniel Santos |
| First member of the Committee: | Oliveira, Mariza Barbosa de |
| Second member of the Committee: | Santos, Rosimeire Gonçalves dos |
| Summary: | Este estudo investiga os processos criativos na educação infantil, com ênfase nas experiências pedagógicas desenvolvidas na EMEI Profª Izildinha M. Macedo do Amaral, localizada em Uberlândia/MG. A pesquisa surge de uma reflexão crítica sobre a padronização das atividades artísticas oferecidas às crianças, frequentemente restritas a cópias ou variações superficiais. Em contraposição a essa abordagem, que limita a criatividade e a expressão individual, o trabalho propõe a valorização de práticas pedagógicas que favoreçam a autonomia e o desenvolvimento integral das crianças. A pesquisa baseia-se nas contribuições de teóricos como Paulo Freire, John Dewey, Fayga Ostrower, Anna Marie Holm, Richard Louv, Jorge Larrosa, Léa Tiriba e Gandhy Piorski, cujas teorias defendem as práticas pedagógicas que estimulem a criação e a expressão autêntica dos estudantes. O estudo explora o uso de elementos naturais 4 como folhas, galhos e pedras 4 como materiais expressivos para estimular a criatividade e a exploração sensorial das crianças. Nesse sentido, destaca-se a relevância do ambiente escolar e do contato direto com a natureza, reconhecendo-os como fatores facilitadores no processo criativo. A pesquisa-ação, realizada ao longo dos anos de 2023 e 2024 com crianças dos primeiros e segundos períodos da educação infantil, teve como objetivo promover experiências pedagógicas que permitissem a expressão criativa, sem imposições de modelos estéticos predefinidos, incentivando a exploração do ambiente natural como parte do processo de aprendizagem. A análise das atividades revelou que, ao utilizar materiais naturais, as crianças ampliaram suas perspectivas sobre o mundo e desenvolveram formas de expressão mais significativas. O estudo buscou compreender o papel do professor como mediador nesse processo de criação, destacando sua função essencial de guiar, apoiar e estimular a liberdade criativa das crianças, sem direcionar ou padronizar suas produções. |
| Abstract: | This study investigates creative processes in early childhood education, emphasizing the pedagogical experiences developed at EMEI Profª Izildinha M. Macedo do Amaral, located in Uberlândia/MG. The research arises from a critical reflection on the standardization of artistic activities offered to children, which are often restricted to copies or superficial variations. In contrast to this approach, which limits creativity and individual expression, the study proposes valuing pedagogical practices that promote children's autonomy and integral development. The research is based on contributions from theorists such as Paulo Freire, John Dewey, Fayga Ostrower, Anna Marie Holm, Richard Louv, Jorge Larrosa, Léa Tiriba, and Gandhy Piorski, whose theories advocate the importance of pedagogical practices that stimulate students' authentic creation and expression. The study explores the use of natural elements4such as leaves, branches, and stones4as expressive materials to stimulate children's creativity and sensory exploration. In this regard, the relevance of the school environment and direct contact with nature is highlighted, recognizing them as facilitating factors in the creative process. The action research, conducted throughout 2023 and 2024 with children from the first and second years of early childhood education, aimed to promote pedagogical experiences that allowed creative expression without imposing predefined aesthetic models, encouraging the exploration of the natural environment as part of the learning process. The analysis of activities revealed that by using natural materials, children broadened their perspectives on the world and developed more meaningful forms of expression. Furthermore, the study sought to understand the role of the teacher as a mediator in this creative process, emphasizing their essential function in guiding, supporting, and stimulating children's creative freedom without directing or standardizing their productions. |
| Keywords: | Educação infantil Processos artísticos Elementos da natureza Criatividade Early childhood education Artistic processes Natural elements Creativity |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Subject: | Artes Educação Infantil Criatividade |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Program: | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
| Quote: | CARVALHO, Denise Faria de. Processos criativos na educação infantil: experiências pedagógicas com elementos da natureza na EMEI Profª Izildinha M. Macedo do Amaral em Uberlândia/MG. 2025. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.239. |
| Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.239 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46350 |
| Date of defense: | 1-Apr-2025 |
| Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ProcessosCriativosEducação.pdf | Dissertação | 3.17 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
