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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46340| ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-7830-7412 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Formação docente inicial: relações de gênero e sexualidade no curso de pedagogia em Minas Gerais |
| Autor(es): | Silva, Cilceia Wenceslau da |
| Primeiro orientador: | Santos, Claudiene |
| Primeiro membro da banca: | Santos, Claudiene |
| Segundo membro da banca: | Rocha, Eugerbia Paula da |
| Resumo: | Esse Trabalho de Conclusão de Curso investiga, de forma crítica e reflexiva, como as relações de gênero e sexualidade são tratadas na formação docente inicial nos cursos de Pedagogia em Minas Gerais. Reconhecendo a relevância desses temas para uma educação inclusiva, o estudo analisa como os currículos e práticas pedagógicas contribuem, ou não, para preparar professores comprometidos com o respeito à diversidade e aos direitos humanos. A pesquisa adota abordagem qualitativa com metodologia de revisão integrativa da literatura, reunindo produções científicas que discutem os desafios enfrentados na formação docente ao tratar dessas temáticas. A partir da análise de 44 artigos, foram selecionados 12 textos para estudo aprofundado, dos quais 4 apresentam foco direto em instituições mineiras. Os dados revelam lacunas significativas na formação inicial, como a ausência de componentes curriculares obrigatórios que abordem gênero e sexualidade, além da resistência cultural, social e religiosa que afeta a prática pedagógica e o cotidiano escolar. Mesmo em universidades públicas de referência, a inclusão desses conteúdos ainda é pontual, geralmente restrita a abordagens normativas ou biológicas. Essa ausência de formação crítica impacta negativamente a preparação dos docentes e a criação de ambientes escolares acolhedores, sobretudo para estudantes LGBTQIAPN+. Autora e autores como Grossi, Louro, Bento, Nóvoa, Castro e Reis são utilizados para defender que a formação docente deve articular teoria e prática e romper com visões binárias e conservadoras ainda presentes na educação. As experiências pedagógicas analisadas mostram que docentes que passaram por formações atualizadas demonstram maior preparo para conduzir debates sobre diversidade de forma sensível e consciente. Conclui-se que é urgente revisar os currículos dos cursos de Pedagogia, garantindo que gênero e sexualidade sejam tratados de forma transversal, contínua e humanizada. Além disso, destaca-se o papel do pedagogo como mediador essencial entre escola, família e comunidade, atuando como agente de transformação social. Por fim, reafirma-se que uma formação docente sólida, ética e comprometida é indispensável para promover o respeito às diferenças e contribuir para uma educação democrática e plural. |
| Palavras-chave: | Formação docente Teacher education Gênero Sexualidade Pedagogia Gender Sexuality Pedagogy |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SILVA, Cilceia Wenceslau da. Formação docente inicial: relações de gênero e sexualidade no curso de pedagogia em Minas Gerais. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46340 |
| Data de defesa: | 17-Jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FormaçãoDocenteInicial.pdf | 415.5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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