Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46340
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Cilceia Wenceslau da-
dc.date.accessioned2025-07-03T14:37:20Z-
dc.date.available2025-07-03T14:37:20Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationSILVA, Cilceia Wenceslau da. Formação docente inicial: relações de gênero e sexualidade no curso de pedagogia em Minas Gerais. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46340-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.titleFormação docente inicial: relações de gênero e sexualidade no curso de pedagogia em Minas Geraispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Claudiene-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5897198735707172pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Claudiene-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5897198735707172pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Eugerbia Paula da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8872820079518375pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsse Trabalho de Conclusão de Curso investiga, de forma crítica e reflexiva, como as relações de gênero e sexualidade são tratadas na formação docente inicial nos cursos de Pedagogia em Minas Gerais. Reconhecendo a relevância desses temas para uma educação inclusiva, o estudo analisa como os currículos e práticas pedagógicas contribuem, ou não, para preparar professores comprometidos com o respeito à diversidade e aos direitos humanos. A pesquisa adota abordagem qualitativa com metodologia de revisão integrativa da literatura, reunindo produções científicas que discutem os desafios enfrentados na formação docente ao tratar dessas temáticas. A partir da análise de 44 artigos, foram selecionados 12 textos para estudo aprofundado, dos quais 4 apresentam foco direto em instituições mineiras. Os dados revelam lacunas significativas na formação inicial, como a ausência de componentes curriculares obrigatórios que abordem gênero e sexualidade, além da resistência cultural, social e religiosa que afeta a prática pedagógica e o cotidiano escolar. Mesmo em universidades públicas de referência, a inclusão desses conteúdos ainda é pontual, geralmente restrita a abordagens normativas ou biológicas. Essa ausência de formação crítica impacta negativamente a preparação dos docentes e a criação de ambientes escolares acolhedores, sobretudo para estudantes LGBTQIAPN+. Autora e autores como Grossi, Louro, Bento, Nóvoa, Castro e Reis são utilizados para defender que a formação docente deve articular teoria e prática e romper com visões binárias e conservadoras ainda presentes na educação. As experiências pedagógicas analisadas mostram que docentes que passaram por formações atualizadas demonstram maior preparo para conduzir debates sobre diversidade de forma sensível e consciente. Conclui-se que é urgente revisar os currículos dos cursos de Pedagogia, garantindo que gênero e sexualidade sejam tratados de forma transversal, contínua e humanizada. Além disso, destaca-se o papel do pedagogo como mediador essencial entre escola, família e comunidade, atuando como agente de transformação social. Por fim, reafirma-se que uma formação docente sólida, ética e comprometida é indispensável para promover o respeito às diferenças e contribuir para uma educação democrática e plural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode187268295-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormaçãoDocenteInicial.pdf415.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.