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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46340Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Cilceia Wenceslau da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-03T14:37:20Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-03T14:37:20Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Cilceia Wenceslau da. Formação docente inicial: relações de gênero e sexualidade no curso de pedagogia em Minas Gerais. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46340 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Teacher education | pt_BR |
| dc.subject | Gênero | pt_BR |
| dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| dc.subject | Gender | pt_BR |
| dc.subject | Sexuality | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogy | pt_BR |
| dc.title | Formação docente inicial: relações de gênero e sexualidade no curso de pedagogia em Minas Gerais | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Claudiene | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5897198735707172 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Santos, Claudiene | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5897198735707172 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Rocha, Eugerbia Paula da | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8872820079518375 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esse Trabalho de Conclusão de Curso investiga, de forma crítica e reflexiva, como as relações de gênero e sexualidade são tratadas na formação docente inicial nos cursos de Pedagogia em Minas Gerais. Reconhecendo a relevância desses temas para uma educação inclusiva, o estudo analisa como os currículos e práticas pedagógicas contribuem, ou não, para preparar professores comprometidos com o respeito à diversidade e aos direitos humanos. A pesquisa adota abordagem qualitativa com metodologia de revisão integrativa da literatura, reunindo produções científicas que discutem os desafios enfrentados na formação docente ao tratar dessas temáticas. A partir da análise de 44 artigos, foram selecionados 12 textos para estudo aprofundado, dos quais 4 apresentam foco direto em instituições mineiras. Os dados revelam lacunas significativas na formação inicial, como a ausência de componentes curriculares obrigatórios que abordem gênero e sexualidade, além da resistência cultural, social e religiosa que afeta a prática pedagógica e o cotidiano escolar. Mesmo em universidades públicas de referência, a inclusão desses conteúdos ainda é pontual, geralmente restrita a abordagens normativas ou biológicas. Essa ausência de formação crítica impacta negativamente a preparação dos docentes e a criação de ambientes escolares acolhedores, sobretudo para estudantes LGBTQIAPN+. Autora e autores como Grossi, Louro, Bento, Nóvoa, Castro e Reis são utilizados para defender que a formação docente deve articular teoria e prática e romper com visões binárias e conservadoras ainda presentes na educação. As experiências pedagógicas analisadas mostram que docentes que passaram por formações atualizadas demonstram maior preparo para conduzir debates sobre diversidade de forma sensível e consciente. Conclui-se que é urgente revisar os currículos dos cursos de Pedagogia, garantindo que gênero e sexualidade sejam tratados de forma transversal, contínua e humanizada. Além disso, destaca-se o papel do pedagogo como mediador essencial entre escola, família e comunidade, atuando como agente de transformação social. Por fim, reafirma-se que uma formação docente sólida, ética e comprometida é indispensável para promover o respeito às diferenças e contribuir para uma educação democrática e plural. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 28 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 187268295 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
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| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| FormaçãoDocenteInicial.pdf | 415.5 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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