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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Reflexões sobre ações afirmativas, acesso e permanência de pretos e pardos à universidade
Autor(es): Silva, Brenda Neves
Primeiro orientador: Santos, Claudiene
Primeiro membro da banca: Marcelino, Mical de Melo
Segundo membro da banca: Santos, Claudiene
Resumo: Este estudo analisa os efeitos das políticas públicas de ações afirmativas — Lei de Cotas (12.711/2012), Estatuto da Igualdade Racial (12.288/2010) e Programa Federal de Ações Afirmativas (PFAA) — na redução das desigualdades raciais, com foco no acesso e permanência no ensino superior. Por meio de uma revisão da literatura identificou-se que tais políticas ampliaram significativamente a inclusão de estudantes negros em universidades públicas. No entanto, persistem desafios como evasão escolar devido à falta de políticas robustas de permanência e a desconexão entre formação acadêmica e equidade no mercado de trabalho. Conclui-se que, embora as ações afirmativas sejam fundamentais para democratizar a educação, sua efetividade depende de integração com políticas intersetoriais, monitoramento contínuo e enfrentamento do racismo estrutural.
Palavras-chave: Racismo
Lei (12.711/2012) e (12.288/2010)
Brasil
Racism
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Brenda Neves. Reflexões sobre ações afirmativas, acesso e permanência de pretos e pardos à universidade. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46338
Data de defesa: 20-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

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