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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46338| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Reflexões sobre ações afirmativas, acesso e permanência de pretos e pardos à universidade |
| Autor(es): | Silva, Brenda Neves |
| Primeiro orientador: | Santos, Claudiene |
| Primeiro membro da banca: | Marcelino, Mical de Melo |
| Segundo membro da banca: | Santos, Claudiene |
| Resumo: | Este estudo analisa os efeitos das políticas públicas de ações afirmativas — Lei de Cotas (12.711/2012), Estatuto da Igualdade Racial (12.288/2010) e Programa Federal de Ações Afirmativas (PFAA) — na redução das desigualdades raciais, com foco no acesso e permanência no ensino superior. Por meio de uma revisão da literatura identificou-se que tais políticas ampliaram significativamente a inclusão de estudantes negros em universidades públicas. No entanto, persistem desafios como evasão escolar devido à falta de políticas robustas de permanência e a desconexão entre formação acadêmica e equidade no mercado de trabalho. Conclui-se que, embora as ações afirmativas sejam fundamentais para democratizar a educação, sua efetividade depende de integração com políticas intersetoriais, monitoramento contínuo e enfrentamento do racismo estrutural. |
| Palavras-chave: | Racismo Lei (12.711/2012) e (12.288/2010) Brasil Racism |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SILVA, Brenda Neves. Reflexões sobre ações afirmativas, acesso e permanência de pretos e pardos à universidade. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46338 |
| Data de defesa: | 20-Jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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