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dc.creatorSilva, Brenda Neves-
dc.date.accessioned2025-07-03T14:30:19Z-
dc.date.available2025-07-03T14:30:19Z-
dc.date.issued2025-06-20-
dc.identifier.citationSILVA, Brenda Neves. Reflexões sobre ações afirmativas, acesso e permanência de pretos e pardos à universidade. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46338-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectLei (12.711/2012) e (12.288/2010)pt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.titleReflexões sobre ações afirmativas, acesso e permanência de pretos e pardos à universidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Claudiene-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4770270U0pt_BR
dc.contributor.referee1Marcelino, Mical de Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=W2374186pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Claudiene-
dc.contributor.referee2Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4770270U0pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisa os efeitos das políticas públicas de ações afirmativas — Lei de Cotas (12.711/2012), Estatuto da Igualdade Racial (12.288/2010) e Programa Federal de Ações Afirmativas (PFAA) — na redução das desigualdades raciais, com foco no acesso e permanência no ensino superior. Por meio de uma revisão da literatura identificou-se que tais políticas ampliaram significativamente a inclusão de estudantes negros em universidades públicas. No entanto, persistem desafios como evasão escolar devido à falta de políticas robustas de permanência e a desconexão entre formação acadêmica e equidade no mercado de trabalho. Conclui-se que, embora as ações afirmativas sejam fundamentais para democratizar a educação, sua efetividade depende de integração com políticas intersetoriais, monitoramento contínuo e enfrentamento do racismo estrutural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration25pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

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