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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46338Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Brenda Neves | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-03T14:30:19Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-03T14:30:19Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-20 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Brenda Neves. Reflexões sobre ações afirmativas, acesso e permanência de pretos e pardos à universidade. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46338 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Racismo | pt_BR |
| dc.subject | Lei (12.711/2012) e (12.288/2010) | pt_BR |
| dc.subject | Brasil | pt_BR |
| dc.subject | Racism | pt_BR |
| dc.title | Reflexões sobre ações afirmativas, acesso e permanência de pretos e pardos à universidade | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Claudiene | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4770270U0 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Marcelino, Mical de Melo | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=W2374186 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Santos, Claudiene | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4770270U0 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este estudo analisa os efeitos das políticas públicas de ações afirmativas — Lei de Cotas (12.711/2012), Estatuto da Igualdade Racial (12.288/2010) e Programa Federal de Ações Afirmativas (PFAA) — na redução das desigualdades raciais, com foco no acesso e permanência no ensino superior. Por meio de uma revisão da literatura identificou-se que tais políticas ampliaram significativamente a inclusão de estudantes negros em universidades públicas. No entanto, persistem desafios como evasão escolar devido à falta de políticas robustas de permanência e a desconexão entre formação acadêmica e equidade no mercado de trabalho. Conclui-se que, embora as ações afirmativas sejam fundamentais para democratizar a educação, sua efetividade depende de integração com políticas intersetoriais, monitoramento contínuo e enfrentamento do racismo estrutural. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 25 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
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| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ReflexõesSobreAções.pdf | TCC | 355.94 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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