Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46331
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-5119-8566
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Jogos escolares: reprodução do modelo esportivo ou construção de alternativas pedagógicas?
Autor(es): Eugênio, Ana Clara Santana
Primeiro orientador: Amaral, Gislene Alves do
Primeiro membro da banca: Fernandes, Rita de Cássia
Segundo membro da banca: Nunes, Sérgio Inácio
Resumo: Este trabalho analisa a experiência dos Jogos Escolares Municipais de Uberlândia (JEMU) realizados em 2007, buscando compreender se essa edição representou uma ruptura com o modelo tradicional esportivo escolar centrado na competição e no rendimento. Por meio de pesquisa documental e revisão bibliográfica, foram investigadas as características pedagógicas presentes nos registros do evento. Os resultados apontam para uma proposta inovadora e participativa, que valorizou a inclusão, o protagonismo docente e a diversidade das práticas corporais, contribuindo para o debate sobre o papel formativo dos jogos escolares na Educação Física.
Palavras-chave: Jogos escolares
Educação Física escolar
Competição
Prática pedagógica
School games
School Physical Education
Competition
Pedagogical practice
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: EUGÊNIO, Ana Clara Santana. Jogos escolares: reprodução do modelo esportivo ou construção de alternativas pedagógicas?. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46331
Data de defesa: 14-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JogosEscolaresReproduçao. pdfa.pdfTCC762.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons