Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46331
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-5119-8566
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Jogos escolares: reprodução do modelo esportivo ou construção de alternativas pedagógicas?
Autor: Eugênio, Ana Clara Santana
Primer orientador: Amaral, Gislene Alves do
Primer miembro de la banca: Fernandes, Rita de Cássia
Segundo miembro de la banca: Nunes, Sérgio Inácio
Resumen: Este trabalho analisa a experiência dos Jogos Escolares Municipais de Uberlândia (JEMU) realizados em 2007, buscando compreender se essa edição representou uma ruptura com o modelo tradicional esportivo escolar centrado na competição e no rendimento. Por meio de pesquisa documental e revisão bibliográfica, foram investigadas as características pedagógicas presentes nos registros do evento. Os resultados apontam para uma proposta inovadora e participativa, que valorizou a inclusão, o protagonismo docente e a diversidade das práticas corporais, contribuindo para o debate sobre o papel formativo dos jogos escolares na Educação Física.
Palabras clave: Jogos escolares
Educação Física escolar
Competição
Prática pedagógica
School games
School Physical Education
Competition
Pedagogical practice
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: EUGÊNIO, Ana Clara Santana. Jogos escolares: reprodução do modelo esportivo ou construção de alternativas pedagógicas?. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46331
Fecha de defensa: 14-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
JogosEscolaresReproduçao. pdfa.pdfTCC762.62 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons