Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46326
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-5286-4025
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O ensino de ciências na educação infantil e a abordagem da educação ambiental: uma análise documental
Autor(es): Ferreira, Cristiana Maria Alves
Primeiro orientador: Longhini, Marcos Daniel
Primeiro membro da banca: Resende, Valéria Lacerda de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar, por meio de revisão bibliográfica, como a educação ambiental pode ser inserida no ensino de Ciências na Educação Infantil, contribuindo para a formação de crianças mais conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente. Fundamentado em documentos oficiais, na BNCC e em outros estudos acadêmicos, o estudo destaca a importância de iniciar desde cedo o desenvolvimento de atitudes e habilidades relacionadas à sustentabilidade. Os dados obtidos revelam que práticas pedagógicas lúdicas e experiências diretas com a natureza, como o cultivo de hortas, o uso de materiais recicláveis, a observação do ambiente e o contato com elementos naturais, são eficazes para promover uma aprendizagem significativa e contextualizada. Apesar dos avanços teóricos, a implementação da educação ambiental na Educação Infantil enfrenta desafios, como a formação dos professores e a disponibilidade de recursos materiais. Por outro lado, o crescente interesse social e institucional pela preservação ambiental, aliado à valorização de metodologias participativas, representa uma oportunidade para ampliar essas práticas. Conclui-se que a educação ambiental deve ser tratada como um eixo fundamental do processo educativo desde os primeiros anos escolares, contribuindo para a construção de uma sociedade mais sustentável e consciente de seus impactos sobre o planeta.
Palavras-chave: Educação Infantil
Ensino de Ciências
Educação Ambiental
Sustentabilidade
Práticas pedagógicas
Educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FERREIRA, Cristiana Maria Alves. O ensino de ciências na educação infantil e a abordagem da educação ambiental: uma análise documental. 2025. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46326
Data de defesa: 17-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoCiênciasEducação.pdfTCC325.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.