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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46326Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Ferreira, Cristiana Maria Alves | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-03T12:50:21Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-03T12:50:21Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
| dc.identifier.citation | FERREIRA, Cristiana Maria Alves. O ensino de ciências na educação infantil e a abordagem da educação ambiental: uma análise documental. 2025. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46326 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
| dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
| dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
| dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.title | O ensino de ciências na educação infantil e a abordagem da educação ambiental: uma análise documental | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Longhini, Marcos Daniel | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8422119886996254 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Resende, Valéria Lacerda de | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9537455967944102 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar, por meio de revisão bibliográfica, como a educação ambiental pode ser inserida no ensino de Ciências na Educação Infantil, contribuindo para a formação de crianças mais conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente. Fundamentado em documentos oficiais, na BNCC e em outros estudos acadêmicos, o estudo destaca a importância de iniciar desde cedo o desenvolvimento de atitudes e habilidades relacionadas à sustentabilidade. Os dados obtidos revelam que práticas pedagógicas lúdicas e experiências diretas com a natureza, como o cultivo de hortas, o uso de materiais recicláveis, a observação do ambiente e o contato com elementos naturais, são eficazes para promover uma aprendizagem significativa e contextualizada. Apesar dos avanços teóricos, a implementação da educação ambiental na Educação Infantil enfrenta desafios, como a formação dos professores e a disponibilidade de recursos materiais. Por outro lado, o crescente interesse social e institucional pela preservação ambiental, aliado à valorização de metodologias participativas, representa uma oportunidade para ampliar essas práticas. Conclui-se que a educação ambiental deve ser tratada como um eixo fundamental do processo educativo desde os primeiros anos escolares, contribuindo para a construção de uma sociedade mais sustentável e consciente de seus impactos sobre o planeta. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 33 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 187268291 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EnsinoCiênciasEducação.pdf | TCC | 325.73 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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