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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorFerreira, Cristiana Maria Alves-
dc.date.accessioned2025-07-03T12:50:21Z-
dc.date.available2025-07-03T12:50:21Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationFERREIRA, Cristiana Maria Alves. O ensino de ciências na educação infantil e a abordagem da educação ambiental: uma análise documental. 2025. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46326-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO ensino de ciências na educação infantil e a abordagem da educação ambiental: uma análise documentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Longhini, Marcos Daniel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422119886996254pt_BR
dc.contributor.referee1Resende, Valéria Lacerda de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9537455967944102pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar, por meio de revisão bibliográfica, como a educação ambiental pode ser inserida no ensino de Ciências na Educação Infantil, contribuindo para a formação de crianças mais conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente. Fundamentado em documentos oficiais, na BNCC e em outros estudos acadêmicos, o estudo destaca a importância de iniciar desde cedo o desenvolvimento de atitudes e habilidades relacionadas à sustentabilidade. Os dados obtidos revelam que práticas pedagógicas lúdicas e experiências diretas com a natureza, como o cultivo de hortas, o uso de materiais recicláveis, a observação do ambiente e o contato com elementos naturais, são eficazes para promover uma aprendizagem significativa e contextualizada. Apesar dos avanços teóricos, a implementação da educação ambiental na Educação Infantil enfrenta desafios, como a formação dos professores e a disponibilidade de recursos materiais. Por outro lado, o crescente interesse social e institucional pela preservação ambiental, aliado à valorização de metodologias participativas, representa uma oportunidade para ampliar essas práticas. Conclui-se que a educação ambiental deve ser tratada como um eixo fundamental do processo educativo desde os primeiros anos escolares, contribuindo para a construção de uma sociedade mais sustentável e consciente de seus impactos sobre o planeta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode187268291-
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

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