Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46326| ORCID: | http://orcid.org/0009-0001-5286-4025 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | O ensino de ciências na educação infantil e a abordagem da educação ambiental: uma análise documental |
| Autor: | Ferreira, Cristiana Maria Alves |
| Primer orientador: | Longhini, Marcos Daniel |
| Primer miembro de la banca: | Resende, Valéria Lacerda de |
| Resumen: | Este trabalho tem como objetivo analisar, por meio de revisão bibliográfica, como a educação ambiental pode ser inserida no ensino de Ciências na Educação Infantil, contribuindo para a formação de crianças mais conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente. Fundamentado em documentos oficiais, na BNCC e em outros estudos acadêmicos, o estudo destaca a importância de iniciar desde cedo o desenvolvimento de atitudes e habilidades relacionadas à sustentabilidade. Os dados obtidos revelam que práticas pedagógicas lúdicas e experiências diretas com a natureza, como o cultivo de hortas, o uso de materiais recicláveis, a observação do ambiente e o contato com elementos naturais, são eficazes para promover uma aprendizagem significativa e contextualizada. Apesar dos avanços teóricos, a implementação da educação ambiental na Educação Infantil enfrenta desafios, como a formação dos professores e a disponibilidade de recursos materiais. Por outro lado, o crescente interesse social e institucional pela preservação ambiental, aliado à valorização de metodologias participativas, representa uma oportunidade para ampliar essas práticas. Conclui-se que a educação ambiental deve ser tratada como um eixo fundamental do processo educativo desde os primeiros anos escolares, contribuindo para a construção de uma sociedade mais sustentável e consciente de seus impactos sobre o planeta. |
| Palabras clave: | Educação Infantil Ensino de Ciências Educação Ambiental Sustentabilidade Práticas pedagógicas Educação |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | FERREIRA, Cristiana Maria Alves. O ensino de ciências na educação infantil e a abordagem da educação ambiental: uma análise documental. 2025. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46326 |
| Fecha de defensa: | 17-jun-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EnsinoCiênciasEducação.pdf | TCC | 325.73 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
