Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46314
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Musicalização na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuição socioemocional e cognitivo
Título(s) alternativo(s): Musicalization in early childhood education and in the initial years of elementary school
Autor(es): Silva, Denise de Fátima
Primeiro orientador: Oliveira, Guilherme Saramago de
Primeiro membro da banca: Santos, Josely Alves dos
Segundo membro da banca: Faria, Tatiane Daby de Fátima
Resumo: O presente artigo investiga a contribuição da musicalização para o Desenvolvimento Socioemocional e Cognitivo de crianças na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no qual procura compreender como a música pode ser utilizada como ferramenta pedagógica para promover o desenvolvimento integral das crianças. Os resultados esperados abrangem a identificação de práticas de musicalização e a sua contribuição para a melhoria das atividades educacionais.
Abstract: This article investigates the contribution of musicalization to the socio-emotional and cognitive development of children in Early Childhood Education and the Early Years of Elementary School, in which it seeks to, understand how music can be used as a pedagogical tool to promote the integral development of children. The expected results include the identification of musicalization practices and their contribution to the improvement of educational activities.
Palavras-chave: Musicalização
Socio-emotional and cognitive development
Educação infantil
Anos iniciais do ensino fundamental
Equilíbrio
Desenvolvimento socioemocional e cognitivo
Musicalization
Early childhood education
Early years of elementary school
balance
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: Silva, Denise de Fátima. Musicalização na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuição socioemocional e cognitivo. 2025. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46314
Data de defesa: 17-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MusicalizaçãoEducaçãoInfantil.pdf6.02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons