Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46308| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Entre travessias e cicatrizes: memórias de uma mulher (negra) e seu (re)encontro na pedagogia |
| Author: | Souza, Taíza Márcia |
| First Advisor: | Netto, Mário Borges |
| First member of the Committee: | Oliveira, Marco Aurélio Gomes de |
| Second member of the Committee: | Netto, Mário Borges |
| Summary: | Neste memorial de formação a autora traz uma análise sobre sua trajetória pessoal e profissional, buscando destacar a importância da educação na formação de sua identidade e como vê os aspectos de raça, gênero e classe social, com destaque para a questão do ser mulher e negra dentro de uma sociedade que nega igualdade de direitos. Para fazer a análise desses aspectos na sua trajetória buscou referências teóricas que pudessem auxiliar na compreensão dos relatos obtidos no meio profissional em que atua, assim como dados disponibilizados em sites de órgãos públicos, bem como fatos divulgados na mídia. A autora, de maneira reflexiva, traz alguns destaques de sua trajetória pessoal e de sua formação profissional, passando pela educação básica, educação técnica voltada para o exercício profissional na área de saúde, primeira graduação voltada para a área do direito e expectativas sobre a atual licenciatura em pedagogia. Ela destaca a relevância da memória como um instrumento de mudança a ser usado na atuação como pedagoga, com foco na transformação social por meio da educação, através do compartilhamento de suas experiências, dos seus conhecimentos como atuante no âmbito do direito, com o amparo necessário da teoria e prática adquiridas ao longo dessa licenciatura em pedagogia. |
| Abstract: | In this graduation report, the author presents an analysis of her personal and professional trajectory, seeking to highlight the importance of education in the formation of her identity and how she sees aspects of race, gender and social class, with emphasis on the issue of being a woman and black within a society that denies equal rights. To analyze these aspects of her trajectory, she sought theoretical references that could help in understanding the reports obtained in the professional environment in which she works, as well as data made available on public agency websites, as well as facts reported in the media. The author, in a reflective manner, presents some highlights of her personal trajectory and her professional training, including basic education, technical education focused on professional practice in the health area, her first degree focused on the area of law and expectations regarding her current degree in pedagogy. She highlights the relevance of memory as an instrument of change to be used in her work as a pedagogue, with a focus on social transformation through education, by sharing her experiences and knowledge as a legal practitioner, with the necessary support of the theory and practice acquired throughout her degree in pedagogy. |
| Keywords: | memórias memories gênero raça classe trajetórias direito e educação gender class trajectories law and education race |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | SOUZA, Taíza Márcia. Entre travessias e cicatrizes: memórias de uma mulher (negra) e seu (re)encontro na pedagogia. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46308 |
| Date of defense: | 18-Jun-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| EntreTravessiaseCicatrizes.pdf | 210.11 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
