Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46294
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5761-7349
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Espaço/tempo do recreio escolar: repensando o contato com a natureza e o desemparedamento das crianças
Autor: Almeida, Líney Lemos
Primer orientador: Guimarães, Iara Vieira
Primer miembro de la banca: Souza, Aneuzimira Caldeira
Segundo miembro de la banca: Menezes, Rodrigo da Silva
Resumen: Este ensaio teórico, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, propõe uma reflexão crítica sobre a organização e o aproveitamento do recreio escolar, com ênfase na necessidade de ressignificá-lo como espaço-tempo educativo capaz de favorecer o contato cotidiano das crianças com a natureza e promover seu desenvolvimento integral. A partir de uma revisão bibliográfica realizada na plataforma Google Acadêmico, foram selecionados e analisados dezenove textos publicados entre 2010 e 2024, que abordam temáticas como desemparedamento, infância e natureza, educação ambiental e práticas escolares inovadoras. Os dados analisados evidenciam que o recreio, tradicionalmente concebido como intervalo funcional, tem sido subutilizado em muitas escolas, o que priva os estudantes de experiências significativas ao ar livre. Ao incorporar elementos naturais no ambiente escolar e ao promover vivências sensoriais, lúdicas e cooperativas, a escola amplia suas possibilidades formativas e fortalece o vínculo entre as crianças e o meio ambiente. Defende-se, assim, a ressignificação do recreio como um tempo legítimo de aprendizagem, em consonância com os princípios da educação integral, inclusiva e ambientalmente comprometida.
Palabras clave: Recreio escolar
Infância e natureza
Desemparedamento
Educação ambiental
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ALMEIDA, Líney Lemos. ESPAÇO/TEMPO DO RECREIO ESCOLAR: repensando o contato com a natureza e o desemparedamento das crianças. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46294
Fecha de defensa: 17-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EspaçoTempoRecreio.pdf216.21 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons