Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46294Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Almeida, Líney Lemos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-01T13:28:43Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-01T13:28:43Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
| dc.identifier.citation | ALMEIDA, Líney Lemos. ESPAÇO/TEMPO DO RECREIO ESCOLAR: repensando o contato com a natureza e o desemparedamento das crianças. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46294 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Recreio escolar | pt_BR |
| dc.subject | Infância e natureza | pt_BR |
| dc.subject | Desemparedamento | pt_BR |
| dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
| dc.title | Espaço/tempo do recreio escolar: repensando o contato com a natureza e o desemparedamento das crianças | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Guimarães, Iara Vieira | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9760073640184964 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Souza, Aneuzimira Caldeira | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4665029543463744 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Menezes, Rodrigo da Silva | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3682137418664056 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9180854838226730 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este ensaio teórico, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, propõe uma reflexão crítica sobre a organização e o aproveitamento do recreio escolar, com ênfase na necessidade de ressignificá-lo como espaço-tempo educativo capaz de favorecer o contato cotidiano das crianças com a natureza e promover seu desenvolvimento integral. A partir de uma revisão bibliográfica realizada na plataforma Google Acadêmico, foram selecionados e analisados dezenove textos publicados entre 2010 e 2024, que abordam temáticas como desemparedamento, infância e natureza, educação ambiental e práticas escolares inovadoras. Os dados analisados evidenciam que o recreio, tradicionalmente concebido como intervalo funcional, tem sido subutilizado em muitas escolas, o que priva os estudantes de experiências significativas ao ar livre. Ao incorporar elementos naturais no ambiente escolar e ao promover vivências sensoriais, lúdicas e cooperativas, a escola amplia suas possibilidades formativas e fortalece o vínculo entre as crianças e o meio ambiente. Defende-se, assim, a ressignificação do recreio como um tempo legítimo de aprendizagem, em consonância com os princípios da educação integral, inclusiva e ambientalmente comprometida. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 18 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 187105761 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| EspaçoTempoRecreio.pdf | 216.21 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
