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dc.creatorAlmeida, Líney Lemos-
dc.date.accessioned2025-07-01T13:28:43Z-
dc.date.available2025-07-01T13:28:43Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationALMEIDA, Líney Lemos. ESPAÇO/TEMPO DO RECREIO ESCOLAR: repensando o contato com a natureza e o desemparedamento das crianças. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46294-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectRecreio escolarpt_BR
dc.subjectInfância e naturezapt_BR
dc.subjectDesemparedamentopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleEspaço/tempo do recreio escolar: repensando o contato com a natureza e o desemparedamento das criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9760073640184964pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Aneuzimira Caldeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4665029543463744pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Rodrigo da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3682137418664056pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9180854838226730pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste ensaio teórico, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, propõe uma reflexão crítica sobre a organização e o aproveitamento do recreio escolar, com ênfase na necessidade de ressignificá-lo como espaço-tempo educativo capaz de favorecer o contato cotidiano das crianças com a natureza e promover seu desenvolvimento integral. A partir de uma revisão bibliográfica realizada na plataforma Google Acadêmico, foram selecionados e analisados dezenove textos publicados entre 2010 e 2024, que abordam temáticas como desemparedamento, infância e natureza, educação ambiental e práticas escolares inovadoras. Os dados analisados evidenciam que o recreio, tradicionalmente concebido como intervalo funcional, tem sido subutilizado em muitas escolas, o que priva os estudantes de experiências significativas ao ar livre. Ao incorporar elementos naturais no ambiente escolar e ao promover vivências sensoriais, lúdicas e cooperativas, a escola amplia suas possibilidades formativas e fortalece o vínculo entre as crianças e o meio ambiente. Defende-se, assim, a ressignificação do recreio como um tempo legítimo de aprendizagem, em consonância com os princípios da educação integral, inclusiva e ambientalmente comprometida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration18pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode187105761-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

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