Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46294
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5761-7349
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Espaço/tempo do recreio escolar: repensando o contato com a natureza e o desemparedamento das crianças
Autor(es): Almeida, Líney Lemos
Primeiro orientador: Guimarães, Iara Vieira
Primeiro membro da banca: Souza, Aneuzimira Caldeira
Segundo membro da banca: Menezes, Rodrigo da Silva
Resumo: Este ensaio teórico, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, propõe uma reflexão crítica sobre a organização e o aproveitamento do recreio escolar, com ênfase na necessidade de ressignificá-lo como espaço-tempo educativo capaz de favorecer o contato cotidiano das crianças com a natureza e promover seu desenvolvimento integral. A partir de uma revisão bibliográfica realizada na plataforma Google Acadêmico, foram selecionados e analisados dezenove textos publicados entre 2010 e 2024, que abordam temáticas como desemparedamento, infância e natureza, educação ambiental e práticas escolares inovadoras. Os dados analisados evidenciam que o recreio, tradicionalmente concebido como intervalo funcional, tem sido subutilizado em muitas escolas, o que priva os estudantes de experiências significativas ao ar livre. Ao incorporar elementos naturais no ambiente escolar e ao promover vivências sensoriais, lúdicas e cooperativas, a escola amplia suas possibilidades formativas e fortalece o vínculo entre as crianças e o meio ambiente. Defende-se, assim, a ressignificação do recreio como um tempo legítimo de aprendizagem, em consonância com os princípios da educação integral, inclusiva e ambientalmente comprometida.
Palavras-chave: Recreio escolar
Infância e natureza
Desemparedamento
Educação ambiental
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ALMEIDA, Líney Lemos. ESPAÇO/TEMPO DO RECREIO ESCOLAR: repensando o contato com a natureza e o desemparedamento das crianças. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46294
Data de defesa: 17-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EspaçoTempoRecreio.pdf216.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons