Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46292
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-1938-6268
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Tecendo memórias: memorial de uma formação, do teatro à pedagogia
Autor: Crespilho, Luciene Domenicone
Primer orientador: Netto, Mário Borges
Primer miembro de la banca: -, -
Segundo miembro de la banca: Vieira, Fabio Pessoa
Resumen: Neste memorial, compartilho minha trajetória pessoal, acadêmica e profissional, destacando as experiências que me formaram como artista e educadora. Desde a infância vivida no interior de São Paulo, passando pelos primeiros encontros com o teatro, até a decisão de cursar Pedagogia já na vida adulta, reflito sobre como esses caminhos se entrelaçaram na construção da minha identidade docente. As vivências como mãe, atriz, professora de teatro e estudante estão profundamente ligadas aos saberes que desenvolvi ao longo da vida — saberes que, como apontam Tardif e Nóvoa, vão além da técnica e se enraízam na experiência. Escrever este memorial tem sido um exercício potente de reflexão, autoconhecimento e transformação. Reafirmo aqui meu compromisso com uma educação sensível, criativa e socialmente engajada, na qual a arte ocupa um lugar central na formação humana e no processo de aprendizagem.
Abstract: In this memoir, I share my personal, academic, and professional journey, highlighting the experiences that shaped me as both an artist and educator. From my childhood in the countryside of São Paulo, through my early encounters with theater, to the decision to pursue a degree in Pedagogy in adulthood, I reflect on how these paths intertwined in the construction of my teaching identity. My experiences as a mother, actress, theater teacher, and student are deeply connected to the knowledge I have developed throughout life—knowledge that, as Tardif and Nóvoa suggest, goes beyond technique and is rooted in lived experience. Writing this memoir has been a powerful exercise in reflection, self-awareness, and transformation. Here, I reaffirm my commitment to a sensitive, creative, and socially engaged education, where art plays a central role in human development and learning.
Palabras clave: Educação
Formação docente
Identidade profissional
Saberes da experiência
Teatro e educação
Education
Experiential knowledge
Professional identity
Teacher education
Theater and education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CRESPILHO, Luciene Domenicone. Tecendo Memórias: memorial de uma formação, do Teatro à Pedagogia. 2025. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46292
Fecha de defensa: 18-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TecendoMemoriasMemorial.pdf604.97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.