Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46292| ORCID: | http://orcid.org/0009-0002-1938-6268 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Tecendo memórias: memorial de uma formação, do teatro à pedagogia |
| Autor(es): | Crespilho, Luciene Domenicone |
| Primeiro orientador: | Netto, Mário Borges |
| Primeiro membro da banca: | -, - |
| Segundo membro da banca: | Vieira, Fabio Pessoa |
| Resumo: | Neste memorial, compartilho minha trajetória pessoal, acadêmica e profissional, destacando as experiências que me formaram como artista e educadora. Desde a infância vivida no interior de São Paulo, passando pelos primeiros encontros com o teatro, até a decisão de cursar Pedagogia já na vida adulta, reflito sobre como esses caminhos se entrelaçaram na construção da minha identidade docente. As vivências como mãe, atriz, professora de teatro e estudante estão profundamente ligadas aos saberes que desenvolvi ao longo da vida — saberes que, como apontam Tardif e Nóvoa, vão além da técnica e se enraízam na experiência. Escrever este memorial tem sido um exercício potente de reflexão, autoconhecimento e transformação. Reafirmo aqui meu compromisso com uma educação sensível, criativa e socialmente engajada, na qual a arte ocupa um lugar central na formação humana e no processo de aprendizagem. |
| Abstract: | In this memoir, I share my personal, academic, and professional journey, highlighting the experiences that shaped me as both an artist and educator. From my childhood in the countryside of São Paulo, through my early encounters with theater, to the decision to pursue a degree in Pedagogy in adulthood, I reflect on how these paths intertwined in the construction of my teaching identity. My experiences as a mother, actress, theater teacher, and student are deeply connected to the knowledge I have developed throughout life—knowledge that, as Tardif and Nóvoa suggest, goes beyond technique and is rooted in lived experience. Writing this memoir has been a powerful exercise in reflection, self-awareness, and transformation. Here, I reaffirm my commitment to a sensitive, creative, and socially engaged education, where art plays a central role in human development and learning. |
| Palavras-chave: | Educação Formação docente Identidade profissional Saberes da experiência Teatro e educação Education Experiential knowledge Professional identity Teacher education Theater and education |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | CRESPILHO, Luciene Domenicone. Tecendo Memórias: memorial de uma formação, do Teatro à Pedagogia. 2025. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46292 |
| Data de defesa: | 18-Jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TecendoMemoriasMemorial.pdf | 604.97 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
