Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46291
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Condicionamento fisiológico de sementes de tomate com nanopartículas de óxido de zinco
Autor(es): Mattei, Poliana Branco
Primeiro orientador: Catão, Hugo César Rodrigues Moreira
Primeiro membro da banca: Pontes, Brenda Santos
Segundo membro da banca: Santos, Ana Laura Costa
Resumo: A cultura do tomateiro é uma das hortaliças mais consumidas no mundo e o Brasil se destaca como um grande produtor, especialmente em Goiás para processamento e em Minas Gerais e São Paulo para o consumo in natura. A qualidade das sementes é crucial para a produtividade e é assegurada pela interação de qualidade fisiológica, genética, sanitária e física. O condicionamento fisiológico, ou “priming”, melhora a tolerância das sementes a estresses bióticos e abióticos, promovendo uma melhor germinação e vigor. O nanopriming, que utiliza nanopartículas de óxido de zinco (ZnO), é uma técnica promissora, pois essas partículas melhoram a taxa de germinação e o crescimento das plantas. Esse trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho fisiológico de sementes de tomate, hidro e osmocondicionadas, com uso de diferentes concentrações de nanopartículas de óxido de zinco (ZnO). O experimento na UFU, em 2024, utilizou sementes híbridas de tomate Gyottone, aplicando o hidrocondicionamento e o osmocondicionamento com diferentes concentrações de nanopartículas de óxido de zinco (ZnO). Germinação e emergência foram avaliadas em condições controladas e dados de crescimento foram analisados com o software SeedCalc. O delineamento foi inteiramente casualizado. O desempenho fisiológico de sementes de tomate hidro e osmocondicionadas com crescentes concentrações de nanopartículas de ZnO foi comprometido decorrente de fitotoxidez.
Palavras-chave: Solanum lycopersicum
vigor de sementes
primming
nanotecnologia
fitotoxidez
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MATTEI, Poliana Branco. Condicionamento fisiológico de sementes de tomate com nanopartículas de óxido de zinco. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46291
Data de defesa: 3-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CONDICIONAMENTO_FISIOLÓGICO_SEMENTES.pdf399.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.