Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46279| ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-2211-9056 |
| Document type: | Tese |
| Access type: | Acesso Embargado Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
| Embargo Date: | 2027-05-05 |
| Title: | Cartografando professores de arte no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM): conexões entre saberes, práticas e subjetividades de Professores-Artistas na Educação Profissional e Tecnológica |
| Alternate title (s): | Mapping art teachers at the Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM): connections between knowledge, practices and subjectivities of Teacher-Artists in Professional and Technological Education Mapeo de los profesores de arte en el Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM): conexiones entre saberes, prácticas y subjetividades de los Profesores-Artistas en la Formación Profesional y Tecnológica |
| Author: | Sousa, Márcia Maria |
| First Advisor: | Silva, Narciso Laranjeira Telles da |
| First member of the Committee: | Loponte , Luciana Gruppelli |
| Second member of the Committee: | Braga , Mônica Mitchell de Morais |
| Third member of the Committee: | Vaz, Tamiris |
| Fourth member of the Committee: | Pessoa , Camila Turati |
| Summary: | Esta tese, desenvolvida no âmbito da Linha de Saberes e Práticas Educativas, é resultado de uma pesquisa que buscou conhecer e tornar visíveis os diferentes modos de atuação de professores de Arte e como eles contribuem com a compreensão do papel da arte na Educação Profissional e Tecnológica proposta pelos Institutos Federais. Tendo como objetivo principal valorizar as práticas de professores de Arte que atuam enquanto Professores-Artistas em territórios de ensino, pesquisa e extensão, conectando as dimensões ética, estética, política, cultural e afetiva de suas existências à formação integral e à produção artística atual, a pesquisa traz a complexidade conforme Edgar Morin como base epistemológica e a investigação cartográfica de acordo com Virgínia Kastrup como aporte metodológico. Experimentando conceitos e formulações advindos das Filosofias da Diferença de Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault como aportes conceituais, metodológicos, educativos e sensíveis, foram cartografados dados referentes a três professores e cinco professoras de Arte efetivos da carreira do magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Os instrumentos que permitiram acompanhar e registrar os movimentos desses sujeitos ao longo da pesquisa concentraram-se na observação, na entrevista semiestruturada e em registros imagéticos. Os termos escolhidos pelos sujeitos participantes da pesquisa para se definirem como Professores-Artistas foram tratados como pistas que levaram às vivências com a arte ao longo da vida, à linguagem artística de formação superior, às experiências com a docência em Arte e às práticas artísticas e à poética pessoal como fatores constitutivos dos territórios existenciais, conforme define Félix Guattari, e que compõem o ensino da Arte no IFTM. As análises, que ocorreram com base nas práticas discursivas e enunciados dos professores, percepções e produções visuais da pesquisadora, foram configuradas em mapas/cartografias visuais, nos quais estão delineadas uma estrutura rizomática de pensamento e registrados os fluxos das forças de territorialização e desterritorialização que circulam no IFTM, bem como as coexistências e convivências entre os saberes, as práticas e as subjetividades dos professores de Arte que atuam nesse contexto de formação profissional e tecnológica. As discussões empreendidas apontam para a importância de sustentar a multiplicidade, a diferença e a singularidade como aspectos relevantes na atuação dos professores de Arte enquanto Professores-Artistas, capazes de expandir as relações entre arte, educação e vida. Considero que as práticas docentes conectadas à produção artística, incluindo a poética pessoal do professor de Arte, potencializam a atuação profissional desses docentes enquanto Professores-Artistas, que contribuem efetivamente e de modos diversos para valorizar e fortalecer o ensino da Arte na Educação Profissional e Tecnológica promovida pelos Institutos Federais. |
| Abstract: | This thesis, developed within the scope of the Knowledge and Educational Practices Line, is the result of a research that sought to understand and make visible the different ways in which Art teachers act and how they contribute to the understanding of the role of art in Professional and Technological Education proposed by Federal Institutes. With the main objective of valuing the practices of Art teachers who work as Teacher-Artists in teaching, research and extension territories, connecting the ethical, aesthetic, political, cultural and affective dimensions of their existences to the integral formation and to the current artistic production, the research brings the complexity according to Edgar Morin as an epistemological basis and the cartographic investigation according to Virgínia Kastrup as a methodological contribution. Experimenting with concepts and formulations derived from the Philosophies of Difference by Gilles Deleuze, Félix Guattari and Michel Foucault as conceptual, methodological, educational, and sensitive contributions, data pertaining to three male and five female tenured Art teachers from the teaching career of Basic, Technical, and Technological Education of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Triângulo Mineiro (IFTM) were mapped. The instruments that allowed us to monitor and record the movements of these subjects throughout the research focused on observation, semi-structured interviews, and imagetic records. The terms chosen by the research participants to define themselves as Teacher-Artists were treated as clues that led to experiences with art throughout life, artistic language from higher education, experiences with art teaching, and artistic practices and personal poetics as constitutive factors of the existential territories, as defined by Félix Guattari, and which make up art education at IFTM. The analyses, which were based on the discursive practices and statements of the teachers, the researcher's perceptions and visual productions, were configured into visual maps/cartographies, in which a rhizomatic structure of thought is outlined and the flows of the forces of territorialization and deterritorialization circulating within IFTM are recorded, as well as the co-existences and co-living between the knowledge, practices, and subjectivities of the art teachers who work in this context of professional and technological education. The discussions undertaken point to the importance of sustaining multiplicity, difference, and singularity as relevant aspects in the performance of art teachers as Teacher-Artists, capable of expanding the relationships between art, education, and life. I believe that teaching practices connected to artistic production, including the personal poetics of the art teacher, enhance the professional performance of these teachers as Teacher-Artists, who effectively and in diverse ways contribute to valuing and strengthening art education in the Professional and Technological Education promoted by the Federal Institutes. |
| Keywords: | Ensino de arte Art education Professores-Artistas Teacher-Artists Educação Profissional e Tecnológica Professional and Technological Education Metodologia cartográfica Cartographic methodology |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
| Quote: | SOUSA, Márcia Maria de. Cartografando professores de arte no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM): conexões entre saberes, práticas e subjetividades de Professores-Artistas na Educação Profissional e Tecnológica. 2025. 323 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5037. |
| Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5037 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46279 |
| Date of defense: | 5-May-2025 |
| Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Appears in Collections: | TESE - Educação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| CartografandoProfessoresArte.pdf Until 2027-05-05 | 15.36 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
This item is licensed under a Creative Commons License