Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46271| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Práticas de aprendizagem com a valorização das diferenças individuais na sala |
| Autor: | Teixeira, Andrea Cristina |
| Primer orientador: | Prado, Claudio Gonçalves |
| Primer miembro de la banca: | Claudino, Patrícia Duarte |
| Segundo miembro de la banca: | Pereira, Mariane Gomes |
| Resumen: | A escola inclusiva é parte integrante dos modelos educacionais contemporâneos, refletindo os princípios democráticos que incorporam os aspectos sociais, especialmente os relacionados aos direitos humanos. Essa abordagem, que visa a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas características individuais, é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Objetivou- se, assim, investigar como práticas pedagógicas que valorizam as diferenças humanas podem contribuir para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e equitativo, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos. Metodologicamente, realizou-se uma revisão bibliográfica exploratória e comparativa embasada a partir de uma pesquisa qualitativa. Como resultado, verificou-se que práticas pedagógicas que valorizam as diferenças humanas promovem um ambiente de respeito mútuo e colaboração, estimulando o desenvolvimento social e emocional dos alunos. Além disso, essas práticas contribuem para a redução de preconceitos e fortalecem a autoestima dos estudantes, impactando positivamente o desempenho acadêmico. Observou-se também que a personalização do ensino potencializa as capacidades individuais, favorecendo a aprendizagem significativa. Concluiu-se, ainda, que a valorização das diferenças no contexto escolar enriquece o processo educacional ao passo que prepara os alunos para a convivência em uma sociedade plural e democrática. Essa abordagem reafirma o papel da escola como promotora da equidade social, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e empáticos. Assim, investir em práticas inclusivas revela-se essencial para consolidar um modelo educacional mais justo e transformador. |
| Palabras clave: | Educação Inclusiva Diferenças Individuais Aprendizagem Personalizada Práticas Pedagógicas Equidade Educacional |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | TEIXEIRA, Andrea Cristina. Práticas de aprendizagem com a valorização das diferenças individuais na sala. 2025. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46271 |
| Fecha de defensa: | 17-jun-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PráticasDeAprendizagem .pdf | TCC | 411.82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
