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dc.creatorTeixeira, Andrea Cristina-
dc.date.accessioned2025-06-27T21:10:33Z-
dc.date.available2025-06-27T21:10:33Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Andrea Cristina. Práticas de aprendizagem com a valorização das diferenças individuais na sala. 2025. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46271-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectDiferenças Individuaispt_BR
dc.subjectAprendizagem Personalizadapt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectEquidade Educacionalpt_BR
dc.titlePráticas de aprendizagem com a valorização das diferenças individuais na salapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Prado, Claudio Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9478460919367913pt_BR
dc.contributor.referee1Claudino, Patrícia Duarte-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1653968462250483pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Mariane Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2310185367904609pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA escola inclusiva é parte integrante dos modelos educacionais contemporâneos, refletindo os princípios democráticos que incorporam os aspectos sociais, especialmente os relacionados aos direitos humanos. Essa abordagem, que visa a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas características individuais, é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Objetivou- se, assim, investigar como práticas pedagógicas que valorizam as diferenças humanas podem contribuir para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e equitativo, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos. Metodologicamente, realizou-se uma revisão bibliográfica exploratória e comparativa embasada a partir de uma pesquisa qualitativa. Como resultado, verificou-se que práticas pedagógicas que valorizam as diferenças humanas promovem um ambiente de respeito mútuo e colaboração, estimulando o desenvolvimento social e emocional dos alunos. Além disso, essas práticas contribuem para a redução de preconceitos e fortalecem a autoestima dos estudantes, impactando positivamente o desempenho acadêmico. Observou-se também que a personalização do ensino potencializa as capacidades individuais, favorecendo a aprendizagem significativa. Concluiu-se, ainda, que a valorização das diferenças no contexto escolar enriquece o processo educacional ao passo que prepara os alunos para a convivência em uma sociedade plural e democrática. Essa abordagem reafirma o papel da escola como promotora da equidade social, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e empáticos. Assim, investir em práticas inclusivas revela-se essencial para consolidar um modelo educacional mais justo e transformador.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

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