Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46271Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Teixeira, Andrea Cristina | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-27T21:10:33Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-27T21:10:33Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
| dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Andrea Cristina. Práticas de aprendizagem com a valorização das diferenças individuais na sala. 2025. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46271 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
| dc.subject | Diferenças Individuais | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem Personalizada | pt_BR |
| dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
| dc.subject | Equidade Educacional | pt_BR |
| dc.title | Práticas de aprendizagem com a valorização das diferenças individuais na sala | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Prado, Claudio Gonçalves | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9478460919367913 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Claudino, Patrícia Duarte | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1653968462250483 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Pereira, Mariane Gomes | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2310185367904609 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A escola inclusiva é parte integrante dos modelos educacionais contemporâneos, refletindo os princípios democráticos que incorporam os aspectos sociais, especialmente os relacionados aos direitos humanos. Essa abordagem, que visa a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas características individuais, é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Objetivou- se, assim, investigar como práticas pedagógicas que valorizam as diferenças humanas podem contribuir para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e equitativo, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos. Metodologicamente, realizou-se uma revisão bibliográfica exploratória e comparativa embasada a partir de uma pesquisa qualitativa. Como resultado, verificou-se que práticas pedagógicas que valorizam as diferenças humanas promovem um ambiente de respeito mútuo e colaboração, estimulando o desenvolvimento social e emocional dos alunos. Além disso, essas práticas contribuem para a redução de preconceitos e fortalecem a autoestima dos estudantes, impactando positivamente o desempenho acadêmico. Observou-se também que a personalização do ensino potencializa as capacidades individuais, favorecendo a aprendizagem significativa. Concluiu-se, ainda, que a valorização das diferenças no contexto escolar enriquece o processo educacional ao passo que prepara os alunos para a convivência em uma sociedade plural e democrática. Essa abordagem reafirma o papel da escola como promotora da equidade social, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e empáticos. Assim, investir em práticas inclusivas revela-se essencial para consolidar um modelo educacional mais justo e transformador. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 46 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| PráticasDeAprendizagem .pdf | TCC | 411.82 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
