Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46271
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Práticas de aprendizagem com a valorização das diferenças individuais na sala
Autor: Teixeira, Andrea Cristina
Primer orientador: Prado, Claudio Gonçalves
Primer miembro de la banca: Claudino, Patrícia Duarte
Segundo miembro de la banca: Pereira, Mariane Gomes
Resumen: A escola inclusiva é parte integrante dos modelos educacionais contemporâneos, refletindo os princípios democráticos que incorporam os aspectos sociais, especialmente os relacionados aos direitos humanos. Essa abordagem, que visa a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas características individuais, é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Objetivou- se, assim, investigar como práticas pedagógicas que valorizam as diferenças humanas podem contribuir para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e equitativo, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos. Metodologicamente, realizou-se uma revisão bibliográfica exploratória e comparativa embasada a partir de uma pesquisa qualitativa. Como resultado, verificou-se que práticas pedagógicas que valorizam as diferenças humanas promovem um ambiente de respeito mútuo e colaboração, estimulando o desenvolvimento social e emocional dos alunos. Além disso, essas práticas contribuem para a redução de preconceitos e fortalecem a autoestima dos estudantes, impactando positivamente o desempenho acadêmico. Observou-se também que a personalização do ensino potencializa as capacidades individuais, favorecendo a aprendizagem significativa. Concluiu-se, ainda, que a valorização das diferenças no contexto escolar enriquece o processo educacional ao passo que prepara os alunos para a convivência em uma sociedade plural e democrática. Essa abordagem reafirma o papel da escola como promotora da equidade social, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e empáticos. Assim, investir em práticas inclusivas revela-se essencial para consolidar um modelo educacional mais justo e transformador.
Palabras clave: Educação Inclusiva
Diferenças Individuais
Aprendizagem Personalizada
Práticas Pedagógicas
Equidade Educacional
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: TEIXEIRA, Andrea Cristina. Práticas de aprendizagem com a valorização das diferenças individuais na sala. 2025. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46271
Fecha de defensa: 17-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PráticasDeAprendizagem .pdfTCC411.82 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons