Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46261
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCaxito, Eduarda de Almeida Trindade-
dc.date.accessioned2025-06-27T16:23:46Z-
dc.date.available2025-06-27T16:23:46Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.citationCAXITO, Eduarda de Almeida Trindade. Kit de cartas para guiar adolescentes em suas emoções, com base em fundamentos Bíblicos: uma solução por meio do Design Reflexivo. 2025. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46261-
dc.description.abstractThis work presents the development of a card kit aimed at adolescents, with the purpose of helping them understand and cope with their emotions from a biblical perspective. Based on Conceptual Design and the theoretical assumptions of Stuart Walker, in which form follows meaning (2017), the proposal is grounded in the understanding that design can serve as a medium for meaningful communication, capable of stimulating reflection and promoting self-awareness. The product proposed in this study consists of a set of illustrated cards that address specific emotions, aiming to introduce adolescents to theoretical concepts and practical guidance rooted in the Scriptures. The design followed a practice-based methodology (Walker apud Pantaleão, 2020), covering the stages of research, audience analysis, conceptual definition, graphic experimentation, prototyping tests, and final production. The research includes data on adolescent mental health, emotional aspects of human development, and graphic design principles applied to emotional communication. The results demonstrated that the use of Walkerian reflective design served as a facilitator in creating a meaningful experience in the search for purpose—awakening not only visual interest and appeal but also fostering relevant emotional and spiritual connections with the target audience. It is concluded that design, when guided by ethical and spiritual purposes, can be an effective tool in supporting emotional development and promoting meaningful self-reflection among youth.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDesign Gráficopt_BR
dc.subjectDesign reflexivopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectPrincípios bíblicospt_BR
dc.subjectKit de cartaspt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.titleKit de cartas para guiar adolescentes em suas emoções, com base em fundamentos bíblicos: uma solução por meio do design reflexivopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pantaleão, Lucas Farinelli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4607124943710149pt_BR
dc.contributor.referee1Bonfim, Gabriel Henrique Cruz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000927324833901pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Andreza Aparecida Botelho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8067297001521912pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4431290139750301pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o desenvolvimento de um kit de cartas voltado para adolescentes, com o objetivo de auxiliá-los na compreensão e no enfrentamento de suas emoções, a partir de uma perspectiva bíblica. Com base no Design Conceitual e nos pressupostos teóricos de Stuart Walker onde a Forma segue significado (2017), a proposta parte do entendimento de que o design pode atuar como meio de comunicação significativa, capaz de estimular a reflexão e promover o autoconhecimento. O produto proposto por este trabalho consiste em um conjunto de cartas ilustradas que abordam emoções específicas, de modo a iniciar adolescentes acerca de conceitos teóricos e orientações práticas de sentido, fundamentadas nas Escrituras Bíblicas. O design seguiu uma metodologia projetual baseada na prática (Walker apud Pantaleão, 2020), percorrendo as etapas de pesquisa, análise de público, definição conceitual, experimentação gráfica, testes de prototipagem e produção final. A pesquisa inclui dados sobre saúde mental de adolescentes, aspectos emocionais do desenvolvimento humano e princípios do design gráfico aplicados à comunicação emocional. Os resultados demonstraram que o uso do design reflexivo walkeriano serviu de facilitador para criar uma experiência na busca por sentido (significativa), despertando não apenas o interesse e acuidade visual, mas promovendo também conexões emocionais e espirituais relevantes para o público-alvo. Conclui-se que o design, quando orientado por propósitos éticos e espirituais, pode ser uma ferramenta eficaz no apoio ao desenvolvimento emocional e na promoção de auto-reflexões significativas no contexto juvenil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDesignpt_BR
dc.sizeorduration83pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOpt_BR
dc.orcid.putcode186839167-
Aparece en las colecciones:TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
KitCartasGuiar.pdf20.16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons