Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46243
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Cursos de Licenciatura em Pedagogia: Diferenças entre as modalidades presencial e a distância na formação docente
Autor: Ribeiro, Fernanda Ferreira de Araújo
Primer orientador: Prado, Claudio Gonçalves
Primer miembro de la banca: Araújo, Michele de oliveira gonçalves
Segundo miembro de la banca: Não se aplica conforme instrução da coordenação do curso de Pedagogia, Não se aplica conforme instrução da coordenação do curso de Pedagogia
Resumen: Este estudo considerou, as singularidades encontradas com base em uma análise de bibliografia existente sobre cursos de Licenciatura em Pedagogia nas modalidades a distância e presencial, fazendo um paralelo entre as duas modalidades, para uma posterior discussão sobre como o estudante, que em um curso de Licenciatura em uma destas modalidades, se prepara para a docência provavelmente presencial em sala de aula. Além de compreender melhor em qual contexto brasileiro se deu a inserção do ensino a distância, tão necessário em uma país de território tão vasto e com tanta desigualdade social. Este estudo analisou também as vantagens e desvantagens das duas modalidades, as peculiaridades que as diferenciam e as razões que levam os estudantes a escolher cada uma destas formas de ensino durante o curso de licenciatura em Pedagogia. Ainda se buscou com este estudo compreender os motivos da evasão dos discentes dos cursos de licenciatura frente aos desafios enfrentados em cada das modalidades analisadas.
Abstract: This study considered the singularities found based on an analysis of existing bibliography on Degree courses in Pedagogy in distance and face-to-face modalities, making a parallel between the two modalities, for a subsequent discussion on how the student, who in a Degree course in one of these modalities, prepares you for teaching, probably in person in the classroom. In addition to better understanding the Brazilian context in which distance learning took place, which is so necessary in a country with such a vast territory and so much social inequality. This study also analyzed the advantages and disadvantages of the two modalities, the peculiarities that differentiate them and the reasons that lead students to choose each of these forms of teaching during the degree course. This study also sought to understand the reasons why students drop out of undergraduate courses in the face of the challenges faced in each of the modalities analyzed.
Palabras clave: Ensino a distância
ensino presencial
licenciatura
evasão escolar
comparação entre modalidades de ensino
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: RIBEIRO, Fernanda Ferreira de Araújo. Cursos de Licenciatura em Pedagogia: Diferenças entre as modalidades presencial e a distância na formação docente. 2025. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46243
Fecha de defensa: 18-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CursosLicenciaturasPedagogia (1).pdfTCC219.76 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.