Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46243
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Fernanda Ferreira de Araújo-
dc.date.accessioned2025-06-27T10:02:29Z-
dc.date.available2025-06-27T10:02:29Z-
dc.date.issued2025-06-18-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Fernanda Ferreira de Araújo. Cursos de Licenciatura em Pedagogia: Diferenças entre as modalidades presencial e a distância na formação docente. 2025. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46243-
dc.description.abstractThis study considered the singularities found based on an analysis of existing bibliography on Degree courses in Pedagogy in distance and face-to-face modalities, making a parallel between the two modalities, for a subsequent discussion on how the student, who in a Degree course in one of these modalities, prepares you for teaching, probably in person in the classroom. In addition to better understanding the Brazilian context in which distance learning took place, which is so necessary in a country with such a vast territory and so much social inequality. This study also analyzed the advantages and disadvantages of the two modalities, the peculiarities that differentiate them and the reasons that lead students to choose each of these forms of teaching during the degree course. This study also sought to understand the reasons why students drop out of undergraduate courses in the face of the challenges faced in each of the modalities analyzed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectensino presencialpt_BR
dc.subjectlicenciaturapt_BR
dc.subjectevasão escolarpt_BR
dc.subjectcomparação entre modalidades de ensinopt_BR
dc.titleCursos de Licenciatura em Pedagogia: Diferenças entre as modalidades presencial e a distância na formação docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Prado, Claudio Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9478460919367913pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Michele de oliveira gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8177013934460120pt_BR
dc.contributor.referee2Não se aplica conforme instrução da coordenação do curso de Pedagogia, Não se aplica conforme instrução da coordenação do curso de Pedagogia-
dc.contributor.referee2LattesNão se aplica conforme instrução da coordenação do curso de Pedagogiapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2148718623855336pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo considerou, as singularidades encontradas com base em uma análise de bibliografia existente sobre cursos de Licenciatura em Pedagogia nas modalidades a distância e presencial, fazendo um paralelo entre as duas modalidades, para uma posterior discussão sobre como o estudante, que em um curso de Licenciatura em uma destas modalidades, se prepara para a docência provavelmente presencial em sala de aula. Além de compreender melhor em qual contexto brasileiro se deu a inserção do ensino a distância, tão necessário em uma país de território tão vasto e com tanta desigualdade social. Este estudo analisou também as vantagens e desvantagens das duas modalidades, as peculiaridades que as diferenciam e as razões que levam os estudantes a escolher cada uma destas formas de ensino durante o curso de licenciatura em Pedagogia. Ainda se buscou com este estudo compreender os motivos da evasão dos discentes dos cursos de licenciatura frente aos desafios enfrentados em cada das modalidades analisadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration20pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CursosLicenciaturasPedagogia (1).pdfTCC219.76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.