Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46231Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Maria Laura Freitas | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-25T18:01:20Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-25T18:01:20Z | - |
| dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Maria Laura Freitas. Literatura e(m) Inglês: Um estudo sobre o uso de Literatura em aulas de LI em escolas públicas brasileiras. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46231 | - |
| dc.description.abstract | This study examines the role of literature in teaching English as a foreign language in Brazilian public schools. Considering the country’s educational context and the growing importance of English as a global language, we investigate how the incorporation of literature can enrich students' linguistic and cultural learning. Our research aims to identify predominant pedagogical practices and the challenges teachers face when integrating literature into their lessons. Through a qualitative approach with a systematic review of the literature, we analyze studies that highlight the influence of literature on language learning and explore theoretical propositions from experts in this field. Among the authors reviewed are Ur and Zilberman, whose works provide valuable insights into the intersection between literature and language teaching. Furthermore, we consider the role of English teachers in fostering critical readers and discuss the importance of education and critical literacy in transforming current educational realities. Based on our analysis, we propose practical strategies to overcome the challenges of incorporating literature, aiming to make English teaching more motivating and effective. We conclude by emphasizing the potential of literature to enrich the school curriculum and spark students' interest in the language, thus contributing to a more inclusive and meaningful education. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | literatura | pt_BR |
| dc.subject | literature | pt_BR |
| dc.subject | língua inglesa | pt_BR |
| dc.subject | english language | pt_BR |
| dc.subject | escola pública | pt_BR |
| dc.subject | public school | pt_BR |
| dc.subject | professores | pt_BR |
| dc.subject | teachers | pt_BR |
| dc.subject | ensino de língua inglesa | pt_BR |
| dc.subject | english language teaching | pt_BR |
| dc.title | Literatura e(m) inglês: Um estudo sobre o uso de literatura em aulas de li em escolas públicas brasileiras | pt_BR |
| dc.title.alternative | Literature and (in) english: A study on the use of literature in english classes in brazilian public schools | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Ivan Marcos | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6091564611629240 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Tavares, Carla Nunes Vieira | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3374501725288665 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Brito, Cristiane Carvalho de Paula | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7024272980833285 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/5865604964542503 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este estudo examina o papel da literatura no ensino de língua inglesa em escolas públicas brasileiras. Diante do contexto educacional do país e da importância crescente do inglês como língua global, investigamos como a incorporação da literatura pode enriquecer o aprendizado linguístico e cultural dos alunos. Nossa pesquisa busca identificar práticas pedagógicas predominantes, bem como os desafios enfrentados pelos professores ao integrar a literatura em suas aulas. A partir de uma abordagem qualitativa com revisão sistemática da literatura, analisamos estudos que destacam a influência da literatura no aprendizado de línguas e exploramos as proposições teóricas de especialistas nesse campo. Entre os autores revisados estão Ur e Zilberman, cujas obras fornecem insights valiosos sobre a interseção entre literatura e ensino de línguas. Além disso, consideramos o papel dos professores de inglês na formação de leitores críticos e discutimos a importância da educação e do letramento crítico na transformação das realidades educacionais atuais. Com base em nossa análise, propomos estratégias práticas para superar os obstáculos na incorporação da literatura, visando tornar o ensino de inglês mais motivador e eficaz. Concluímos destacando o potencial da literatura para enriquecer o currículo escolar e instigar o interesse dos alunos pelo idioma, contribuindo assim para uma educação mais inclusiva e significativa. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 22 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| LiteraturaInglêsEstudo.pdf | TCC | 150.04 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
