Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46226
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7518-1983
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Uma proposta de arquitetura computacional para autoria de jogos digitais educacionais com suporte a técnicas de analíticas de aprendizagem
Título (s) alternativo (s): A computational architecture for the authoring of educational digital games with support for learning analytics techniques.
Autor: Dairel, João Gabriel de Matos
Primer orientador: Araújo, Rafael Dias
Segundo orientador: Cattelan, Renan Gonçalves
Primer miembro de la banca: Molinos, Diego Nunes
Segundo miembro de la banca: de Classe, Tadeu Moreira
Resumen: No contexto da educação básica brasileira, muitos professores enfrentam dificuldades para incorporar jogos digitais em suas práticas pedagógicas por conta de recursos tecnológicos limitados e falta de ferramentas que permitam criar e adaptar conteúdos de forma autônoma e acessível. Para enfrentar essas limitações, esta dissertação propõe uma arquitetura computacional para autoria dinâmica de jogos digitais educacionais Web com suporte a Game Learning Analytics (GLA). A solução oferece recursos para a criação de jogos personalizados, com funcionamento em ambientes online e offline, além de ferramentas analíticas para monitorar o desempenho dos alunos e promover intervenções pedagógicas baseadas em evidências. Assim, busca-se ampliar a autonomia dos professores, na adoção de jogos digitais como instrumento de ensino. Esta dissertação seguiu uma metodologia de pesquisa aplicada exploratória, com métodos pautados em workshops de design participativo com professores para levantamento de requisitos, modelagem arquitetural e avaliação por meio de uma prova de conceito testada com grupos focais. O principal resultado foi o diagrama de blocos da arquitetura, estruturado em três grupos: visualização, acompanhamento e criação dinâmica de fases. Ele organiza os componentes da arquitetura, permitindo maior autonomia dos professores e acompanhamento dos alunos.
Abstract: In the context of Brazilian basic education, teachers face difficulties in incorporating digital games into their pedagogical practices due to limited technological resources and a lack of tools that allow them to create and adapt content autonomously and accessible. To address these limitations, this dissertation proposes a computational architecture for the dynamic authoring of web-based educational digital games with support for Game Learning Analytics (GLA). The solution provides resources for creating customized games that work in both online and offline environments, as well as analytical tools to monitor student performance and promote evidence-based pedagogical interventions. Thus, the goal is to enhance teachers’ autonomy in adopting digital games as a teaching tool. This dissertation followed an exploratory applied research methodology, employing methods based on participatory design workshops with teachers to gather requirements, conduct architectural modeling, and evaluate the approach through a proof of concept tested with focus groups. It organizes these architecture components, allowing greater autonomy for teachers and monitoring of students.
Palabras clave: Jogos Digitais Educacionais
Game Learning Analytics
Arquitetura Computacional
Autoria de Jogos Digitais
Aprendizagem Ativa
Tecnologias Educacionais
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
Tema: Computação
Arquitetura de computador
Jogos educativos
Jogos para computador
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Cita: DAIREL, João Gabriel de Matos. Uma proposta de arquitetura computacional para autoria dinâmica de jogos digitais educacionais com suporte a Game Learning Analytics. 2025. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5150
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5150
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46226
Fecha de defensa: 27-feb-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

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