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dc.creatorDairel, João Gabriel de Matos-
dc.date.accessioned2025-06-25T14:09:17Z-
dc.date.available2025-06-25T14:09:17Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationDAIREL, João Gabriel de Matos. Uma proposta de arquitetura computacional para autoria dinâmica de jogos digitais educacionais com suporte a Game Learning Analytics. 2025. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5150pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46226-
dc.description.abstractIn the context of Brazilian basic education, teachers face difficulties in incorporating digital games into their pedagogical practices due to limited technological resources and a lack of tools that allow them to create and adapt content autonomously and accessible. To address these limitations, this dissertation proposes a computational architecture for the dynamic authoring of web-based educational digital games with support for Game Learning Analytics (GLA). The solution provides resources for creating customized games that work in both online and offline environments, as well as analytical tools to monitor student performance and promote evidence-based pedagogical interventions. Thus, the goal is to enhance teachers’ autonomy in adopting digital games as a teaching tool. This dissertation followed an exploratory applied research methodology, employing methods based on participatory design workshops with teachers to gather requirements, conduct architectural modeling, and evaluate the approach through a proof of concept tested with focus groups. It organizes these architecture components, allowing greater autonomy for teachers and monitoring of students.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos Digitais Educacionaispt_BR
dc.subjectGame Learning Analyticspt_BR
dc.subjectArquitetura Computacionalpt_BR
dc.subjectAutoria de Jogos Digitaispt_BR
dc.subjectAprendizagem Ativapt_BR
dc.subjectTecnologias Educacionaispt_BR
dc.titleUma proposta de arquitetura computacional para autoria de jogos digitais educacionais com suporte a técnicas de analíticas de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeA computational architecture for the authoring of educational digital games with support for learning analytics techniques.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Rafael Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3067137114142725pt_BR
dc.contributor.advisor2Cattelan, Renan Gonçalves-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3722586963728305pt_BR
dc.contributor.referee1Molinos, Diego Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2451163675391898pt_BR
dc.contributor.referee2de Classe, Tadeu Moreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4540774422689570pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8151538401712233pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNo contexto da educação básica brasileira, muitos professores enfrentam dificuldades para incorporar jogos digitais em suas práticas pedagógicas por conta de recursos tecnológicos limitados e falta de ferramentas que permitam criar e adaptar conteúdos de forma autônoma e acessível. Para enfrentar essas limitações, esta dissertação propõe uma arquitetura computacional para autoria dinâmica de jogos digitais educacionais Web com suporte a Game Learning Analytics (GLA). A solução oferece recursos para a criação de jogos personalizados, com funcionamento em ambientes online e offline, além de ferramentas analíticas para monitorar o desempenho dos alunos e promover intervenções pedagógicas baseadas em evidências. Assim, busca-se ampliar a autonomia dos professores, na adoção de jogos digitais como instrumento de ensino. Esta dissertação seguiu uma metodologia de pesquisa aplicada exploratória, com métodos pautados em workshops de design participativo com professores para levantamento de requisitos, modelagem arquitetural e avaliação por meio de uma prova de conceito testada com grupos focais. O principal resultado foi o diagrama de blocos da arquitetura, estruturado em três grupos: visualização, acompanhamento e criação dinâmica de fases. Ele organiza os componentes da arquitetura, permitindo maior autonomia dos professores e acompanhamento dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration73pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5150pt_BR
dc.orcid.putcode186711045-
dc.crossref.doibatchidfc136314-5865-4890-9a12-809903af92d0-
dc.subject.autorizadoComputaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoArquitetura de computadorpt_BR
dc.subject.autorizadoJogos educativospt_BR
dc.subject.autorizadoJogos para computadorpt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
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