Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46226| ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-7518-1983 |
| Document type: | Dissertação |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Uma proposta de arquitetura computacional para autoria de jogos digitais educacionais com suporte a técnicas de analíticas de aprendizagem |
| Alternate title (s): | A computational architecture for the authoring of educational digital games with support for learning analytics techniques. |
| Author: | Dairel, João Gabriel de Matos |
| First Advisor: | Araújo, Rafael Dias |
| Second Counselor: | Cattelan, Renan Gonçalves |
| First member of the Committee: | Molinos, Diego Nunes |
| Second member of the Committee: | de Classe, Tadeu Moreira |
| Summary: | No contexto da educação básica brasileira, muitos professores enfrentam dificuldades para incorporar jogos digitais em suas práticas pedagógicas por conta de recursos tecnológicos limitados e falta de ferramentas que permitam criar e adaptar conteúdos de forma autônoma e acessível. Para enfrentar essas limitações, esta dissertação propõe uma arquitetura computacional para autoria dinâmica de jogos digitais educacionais Web com suporte a Game Learning Analytics (GLA). A solução oferece recursos para a criação de jogos personalizados, com funcionamento em ambientes online e offline, além de ferramentas analíticas para monitorar o desempenho dos alunos e promover intervenções pedagógicas baseadas em evidências. Assim, busca-se ampliar a autonomia dos professores, na adoção de jogos digitais como instrumento de ensino. Esta dissertação seguiu uma metodologia de pesquisa aplicada exploratória, com métodos pautados em workshops de design participativo com professores para levantamento de requisitos, modelagem arquitetural e avaliação por meio de uma prova de conceito testada com grupos focais. O principal resultado foi o diagrama de blocos da arquitetura, estruturado em três grupos: visualização, acompanhamento e criação dinâmica de fases. Ele organiza os componentes da arquitetura, permitindo maior autonomia dos professores e acompanhamento dos alunos. |
| Abstract: | In the context of Brazilian basic education, teachers face difficulties in incorporating digital games into their pedagogical practices due to limited technological resources and a lack of tools that allow them to create and adapt content autonomously and accessible. To address these limitations, this dissertation proposes a computational architecture for the dynamic authoring of web-based educational digital games with support for Game Learning Analytics (GLA). The solution provides resources for creating customized games that work in both online and offline environments, as well as analytical tools to monitor student performance and promote evidence-based pedagogical interventions. Thus, the goal is to enhance teachers’ autonomy in adopting digital games as a teaching tool. This dissertation followed an exploratory applied research methodology, employing methods based on participatory design workshops with teachers to gather requirements, conduct architectural modeling, and evaluate the approach through a proof of concept tested with focus groups. It organizes these architecture components, allowing greater autonomy for teachers and monitoring of students. |
| Keywords: | Jogos Digitais Educacionais Game Learning Analytics Arquitetura Computacional Autoria de Jogos Digitais Aprendizagem Ativa Tecnologias Educacionais |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO |
| Subject: | Computação Arquitetura de computador Jogos educativos Jogos para computador |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Program: | Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação |
| Quote: | DAIREL, João Gabriel de Matos. Uma proposta de arquitetura computacional para autoria dinâmica de jogos digitais educacionais com suporte a Game Learning Analytics. 2025. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5150 |
| Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5150 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46226 |
| Date of defense: | 27-Feb-2025 |
| Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| PropostaArquiteturaComputacional.pdf | Dissertação | 1.67 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
